Será que meu filho fuma maconha?

por Danilo Baltieri

"Meu filho diz que não fuma mais, mas ele chega em casa morrendo de sede. Outro dia ele tomou leite com pedras de gelo, os olhos ficavam parados, vidrados."

Continua após publicidade

Resposta: Existem vários sintomas e sinais relacionados com o uso de maconha por jovens adolescentes. Geralmente, é nesta época que a experimentação se inicia. Além dos sintomas mais específicos relacionados ao uso de maconha, outros sinais devem despertar a atenção dos pais a respeito do uso de substâncias pelos filhos: queda do desempenho escolar, companhia de indivíduos com comportamentos suspeitos ou confirmados de uso de maconha ou outras drogas, pedidos extras de dinheiro, permanência fora de casa por períodos longos e não adequadamente explicados, comportamentos caracterizados por desconfiança.
Quanto aos sintomas mais específicos do consumo de maconha, apontamos:

a) Os efeitos físicos durante ou logo após o uso podem incluir: taquicardia, boca seca, tontura, retardo psicomotor, redução da capacidade para resolução de problemas, incoordenação motora, broncodilatação, tosse.

Como efeitos psíquicos, durante ou logo após o consumo da droga, podem incluir: prejuízo da concentração e da atenção, prejuízo do julgamento, precipitação de crises de pânico, prejuízo da memória de curto prazo, sensação de que o ambiente está diferente, alucinações e ilusões, prejuízo da percepção de tempo e espaço.

b) Em indivíduos dependentes de maconha, podemos observar, como efeitos físicos: tosse crônica e outros sinais e sintomas de patologias respiratórias. O uso crônico de maconha, às vezes, está associado com ganho de peso, provavelmente em decorrência do aumento do apetite e da redução da atividade física. Sinusite, faringite, bronquite com tosse persistente, enfisema e displasia pulmonar podem ocorrer com o uso crônico e pesado.

Continua após publicidade

Como efeitos psicológicos, decorrentes do consumo crônico da droga, podemos citar: prejuízos da memória e atenção, outros prejuízos cognitivos relacionados à organização de informações complexas e piora da atenção seletiva. Um quadro conhecido como “síndrome amotivacional”, onde os pacientes apresentam-se apáticos, com pouco ou nenhum interesse pelas atividades de rotina e péssimo desempenho no trabalho ou escola tem sido descrita para dependentes de maconha.

Será que sou viciada em maconha – clique aqui e leia

Qual o efeito do uso constante de maconha para quem tem depressão crônica – clique aqui e leia

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.