O que acontece… acabou o amor ou o tesão?

por Margareth dos Reis

"Consigo ficar vários dias sem sexo. Isso para mim é normal mas para o meu marido não. Não tenho vontade de fazer sexo. Mas ele é um espetáculo: faz tudo e mais um pouco… é o tipo de homem que toda mulher gostaria de ter. Será que não o amo mais ? O que fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: A dinâmica para o sexo entre você e o seu marido sempre foi assim, desde a época do namoro?

Você tem dúvida se ainda o ama, apesar de considerar que toda mulher gostaria de ter esse "espetáculo" de homem como é o seu marido na cama?

Eu desconfio que as coisas não foram sempre assim entre vocês e nem que ficaram desse jeito de uma hora para outra. Em geral, ninguém topa uma convivência sem que a disposição a dois para o prazer e para as escolhas não tenham se mostrado bem equilibradas para estimular o desejo de continuar cada vez mais perto um do outro.

No entanto, não é incomum a descoberta que o casal faz, quando passa a morar junto, de que a disposição sexual da mulher para o sexo não acompanha o ritmo do homem. Para o homem frustra porque ele tende a imaginar que aquele clima de intimidade do namoro pode se manter ou até aumentar no convívio mais próximo com o seu objeto de desejo. Para a mulher frustra porque ela tende a imaginar um clima muito mais de aconchego do que sexual com o seu objeto de amor. Resumo da ópera: ambos podem se frustrar!

Continua após publicidade

Bem, cada fase do relacionamento é uma oportunidade de aprendizado e crescimento para ambos. É preciso ter motivação para repaginar a relação sempre que necessário. Para isso, a dupla amorosa precisa encontrar arranjos possíveis, satisfatórios e confortáveis para ambos e para cada etapa que experimenta na vida, evitando, assim, os desencontros de expectativas desnecessários. Caso não consiga avançar nessa direção, experimente a ajuda psicoterapêutica.