Como lidar com filhos difíceis e rebeldes

por Rosemeire Zago

É possível criar a possibilidade de diálogo com filhos rebeldes e acabar com as intermináveis brigas? São discussões e bate-portas. É possível estabelecer uma harmonia no ambiente familiar? Ou é só mesmo com terapia? E se o filho não aceitar terapia?"

Continua após publicidade

Resposta: Sim, pode, e deve, haver diálogo, o qual acredito ser o caminho mais indicado, mas nem sempre os pais conseguem esse objetivo, por isso a indicação de uma psicoterapia com um profissional qualificado seria o melhor caminho. No caso do filho não aceitar, os pais podem também buscar uma orientação.

Meu filho de 18 anos não respeita ninguém e só fala gritando
Ele é completamente descontrolado e quer tudo a tempo e hora; só pensa nele, não quer saber de ser gentil e deixa toda família chateada

Resposta: Entendo sua preocupação e não está fácil mesmo conviver com nossos filhos adolescentes. É preciso conhecer o histórico de vida para uma avaliação e quem pode fazer isso é um psicólogo, porém de acordo com a idade de seu filho, o mais indicado é ele querer ir até o profissional. Mas se ele não aceitar, você mesma poderá buscar uma orientação com um profissional.