O que o parceiro jovem procura no mais velho e vice-versa?

por Tatiana Ades

O amor entre pessoas de idades diferentes ainda é considerado tabu.

Continua após publicidade

Será possível amar alguém dez anos mais novo ou mais velho?

Muitas pessoas acusam as mulheres que se envolvem com homens bem mais velhos de interesseiras, como se o único alvo fosse o dinheiro do parceiro.

É claro que existe essa possibilidade, mas na maioria das vezes a figura do pai ausente pode entrar nessa cena. A mulher inconscientemente se envolve com o homem mais velho para receber os cuidados que não teve na infância e adolescência. Ou seja, transfere a imagem do pai para o parceiro.

Homens e mulheres que se relacionam com pessoas muito mais novas, às vezes estão buscando reviver momentos do passado, geralmente são pessoas muito pouco apegadas ao presente e futuro, sentem que precisam reviver uma fase que não foi vivida de forma intensa, e a presença do parceiro jovial faz com que a sensação de juventude retorne.

Continua após publicidade

Mas será possível um casal ser feliz com uma diferença muito grande de idade?

Acredito que sim, é possível, mas precisamos sempre pensar nos prós e contras – saiba mais. Nunca podemos nos esquecer que as gerações pedem diferentes ações. Enquanto uma pessoa de 20 ou 30 anos quer sair para dançar, uma pessoa de 60 quer mais sossego e calma. Os jovens buscam emoções o tempo inteiro e a pessoa madura já está emocionalmente mais calma. Isso pode gerar um enorme conflito.

O essencial é estar com quem se gosta de verdade, respeitando a fase de vida do parceiro, com seus limites, sem esquecer de vivenciar a sua. Cada idade tem a sua beleza e a sua necessidade.

Continua após publicidade

O que cada idade fascina no parceiro?

– homens de 50 a 60 anos com mulheres de 20 a 30 anos: sensação de poder, juventude.

– mulheres de 50 a 60 anos com jovens de 20 a 30 anos: sensação de poder, juventude.

– mulheres de 20 a 30 anos com homens entre 50 e 60 anos: busca pelo pai ausente, carência, necessidade de atenção constante.

– rapazes de 20 a 30 anos com mulheres de 50 a 60 anos: busca de poder, status e talvez alguma necessidade materna não preenchida.

Ressalva

Evidentemente que o amor e o afeto não estão excluídos nessa classificação. Caso contrário, esse panorama citado acima seria preconceituoso, o objetivo aqui é mais o de ressaltar as motivações inconscientes relativas à diferença de idade. Essa classificação é genérica, pois em psicanálise cada caso é um caso e podem ter várias razões para uma pessoa se relacionar com outra.