Terminamos, mas ela não aceitou bem o fim do namoro e temos muitos amigos em comum

por Anette Lewin

"Pra completar, minha ex inclusive conhece minha atual namorada. Estou sem saber o que fazer no sentido de se devo ou não frequentar os lugares que ela frequenta e como manter nossas amizades em comum"

Continua após publicidade

Resposta: Numa sociedade em que os relacionamentos afetivos são cada vez mais curtos, a situação que você descreve se torna cada vez mais comum.

Lidar com essa situação depende principalmente do uso do bom senso e da consciência dos envolvidos de que relacionar-se socialmente é uma coisa e relacionar-se amorosamente é outra!

O relacionamento social sempre envolve uma "máscara" onde a pessoa vai expor aquilo que é permitido no grupo. Espera-se que em uma festa a pessoa esteja alegre; num velório triste; numa aula, atenta. Caso a pessoa se comporte diferente do esperado e exponha o que sente individualmente sem levar em conta a intenção que reúne aquele grupo, as coisas ficarão, no mínimo, esquisitas.

Imagine alguém rindo sem parar num velório porque está feliz com a noticia que conseguiu um novo emprego. Estranho, não é? O bom senso manda que ela guarde sua alegria para si e compartilhe a tristeza da perda de um ser querido.

Continua após publicidade

Assim deve ser nos encontros sociais entre ex-namorados, ex-noivos, ex-casados e até ex-amigos. Os sentimentos individuais ficam em segundo plano e compartilha-se os sentimentos que cabem naquela reunião.

É claro que ninguém deve ir a um encontro social onde sabe que encontrará a(o) ex no dia seguinte à separação! Nesse momento os sentimentos estarão à flor da pele e contê-los socialmente será, no mínimo, torturante. E ninguém que já está sofrendo com uma separação deve impor-se um castigo ainda maior. A exceção fica por conta das separações consensuais e bem trabalhadas onde os envolvidos já têm tudo resolvido entre si antes de comunicarem a separação à sociedade. Nesse caso, certamente o reencontro se dará de forma natural. Mas não é o que acontece na maioria das vezes. E não é o que acontece no caso do nosso internauta, cuja namorada aceitou mal o fim do namoro.

No seu caso, caro internauta, você já está namorando outra pessoa, portanto, acredita-se que já superou a fase critica da separação e assim sente-se pronto para voltar ao convívio dos velhos amigos, certo? Se assim for, volte! O fato de encontrar ou não sua ex não terá um peso maior na sua vida. Nesse caso a decisão de retomar os antigos contatos sociais representa um problema maior para ela, que, segundo sua percepção, não aceitou bem o final do namoro. Então é ela quem deve avaliar se está ou não está pronta para enfrentar a situação de encontrar você namorando outra pessoa.

Continua após publicidade

Como agir ao encontrar o ex num encontro social?

Caso você a encontre, aproximar-se ou não dela depende mais das oportunidades da situação do que de qualquer outra coisa. Tente agir naturalmente e envolver-se com as pessoas do encontro evitando ficar olhando muito para ela. É possivel que nas primeiras vezes vocês não tenham assuntos em comum para falar e crie-se um clima desconfortável numa eventual aproximação. Se isso ocorrer, simplesmente saia logo da situação para evitar constrangimento para você, para ela e para sua nova namorada.

Perceba também que, assim como os relacionamentos, os grupos sociais acabam se desfazendo à medida que as pessoas envolvidas desenvolvem outros interesses. Sua nova namorada terá outros amigos, que se tornarão seus novos amigos, e assim vai… Talvez, daqui a algum tempo você e sua ex-namorada se reencontrem numa situação nova e possam se olhar de novo sem mágoas ou desconfortos. Ou não. De qualquer forma, permita-se o livre transito nos grupos em que você deseja estar, evitando supervalorizar situações do passado e lidando com elas de uma forma sensata. Afinal, encontros sociais costumam priorizar a descontração. Não são feitos para lavar roupa suja.