DESTAQUES

Posição correta para quem fica longo período sentado na moto

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Posição de sentar-se na moto varia conforme o modelo

por Juliana Prestes Mancuso

Na edição anterior (clique aqui), falei sobre a postura no banco do carro. Agora falarei sobre a postura no banco da moto.A postura na moto depende muito de seu modelo. Algumas exigem a inclinação do tronco e algumas mais caras têm encosto na garupa.

Geralmente os motociclistas têm bloqueio sacroilíaco. Trata-se da porção central do quadril, corresponde ao meio do bumbum e articula-se com a porção ilíaca do osso do quadril, gerando a articulação sacroilíaca. Esse bloqueio, acontece porque o bumbum fica batendo muito no banco, gerando grandre impacto na região sacral. As consequências desse bloqueio são: dores nos quadris, coluna lombar e torácica.

A dor nos ombros também ocorre, porque a tensão é colocada no trapézio e braços por razão de curvas, freadas e permanecer muito tempo com as pernas dobradas. Isso acaba gerando lesões musculares e nervosas como lesão de plexo braquial (que é o bloqueio dos ramos nervosos no nível da coluna cervical causando formigamentos nos braços e mãos).

Modelos de motos e nível de conforto segundo os motociclistas

Mais confortáveis

As motos off-road são as mais confortáveis e melhores para a coluna, pois permitem que a coluna fique ereta.

Na motoneta ou lambreta, existe o apoio total dos pés, diferente das motos convencionais. O condutor condiciona suas pernas para frente de seu tronco, em vez de para os lados e senta-se com os *ísquios apoiados. Por isso torna-se mais confortável a pilotagem.

Para viajar

As motos custom são as preferidas dos viajantes. Segundo os motociclistas. São muito confortáveis e robustas. As motos street são boas motos para a cidade e estrada, mas a posição de pilotagem cansa um pouco depois de um certo tempo viajando.

As motos chopper são parecidas com as customs, mas são totalmente personalizadas. Uma característica básica é que elas não têm banco para o carona.

A maioria das choppers não tem amortecedor traseiro. Então os impactos da moto no solo serão sentidos com muito mais intensidade. A coluna vertebral é o amortecedor do nosso corpo, e os altos impactos em longo prazo causam hérnias de disco.

A sport touring é uma moto esportiva carenada, mas maior, mais larga e mais potente. Elas são confortáveis para viajar e têm bom desempenho, são pesadas como as custom.

Para correr

Nas motos esportivas a posição de pilotagem não é muito confortável, porque a pessoa fica muito inclinada. No entanto, o desempenho compensa. São motos que atingem mais de 200 km/h com facilidade.

As big scooters são as scooters de 250 cc ou mais. Elas atingem boa velocidade e são bem confortáveis. O banco é mais anatômico e a ausência de marcha facilita a pilotagem. Elas normalmente têm muito espaço para acomodar bagagem. Alguns modelos chegam a ter rádio para ouvir música.

Existem muitos tipos de moto, para todos os gostos: trial, café-racer, streetfighters... Normalmente nas de 1000 cc é necessário inclinar o tronco, igual às motos de corrida e a posição para pilotar não é muito confortável.

*Osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo.




Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.