Qual atividade física é a mais indicada para acabar com o efeito sanfona?

por Simone Sarti

Resposta: O que provoca o efeito sanfona é o fato da pessoa engordar e emagrecer repetidas vezes, geralmente por causa de dietas radicais, muito restritivas. Ninguém consegue e nem deve, manter uma dieta assim por muito tempo, ou se manter a base de remédios moderadores do apetite. Então volta-se a comer mais, engordando novamente.

Continua após publicidade

A primeira coisa a fazer é incorporar hábitos alimentares saudáveis, balanceados e hipocalóricos, baseados num programa nutricional para perda de peso. Em seguida e de fundamental importância, é iniciar o programa de exercícios físicos, que vai garantir a queima das calorias extras e que vai ser responsável pela manutenção do novo peso.

Que atividade então devo fazer ? Aquela que você vai fazer para o resto da vida!

As modalidades aeróbias, combinadas com exercícios de fortalecimento muscular são as melhores opções. Porém, no início você deve procurar aquela que seja principalmente do seu gosto, até você se habituar a ter esse horário e não substitui-lo por nada. Assim será mais difícil desistir. Então aos poucos poderá passar para as atividades mais adequadas a esse objetivo, pois a partir do momento que você criou o hábito da atividade física, seu organismo vai sentir falta dos exercícios e então, mesmo não sendo seus preferidos, você vai querer praticá-los pelo bem-estar que ele lhe proporciona.

Em resumo, o melhor exercício é aquele programado e praticado regurlarmente.

Continua após publicidade