Benefícios da ‘malhação mental’; aprenda a fazê-la

por Nicole Witek

Pedir para os músculos trabalharem… Sem se movimentar… Simplesmente focando sua atenção neles? Pode ser uma ideia sedutora, tentadora, mas parece piada! Não parece?

Continua após publicidade

Aumentar a massa muscular sem nenhum movimento? Imaginar o movimento e ganhar massa muscular de verdade, não é uma piada. Pesquisadores da Cleveland Clinic, em Ohio (clinica especializada na reeducação muscular e fisioterapia), mediram o impacto do pensamento na tensão muscular através de eletrodos. A imagem por ressonância magnética (IRM) demonstrou que as contrações mentais dos músculos geram uma atividade no cérebro, evidenciando o trabalho efetivo do músculo.

Os cientistas avaliaram os ganhos dessa malhação mental e o resultado é um ganho de 35% de força a mais. Mesmo depois de parar, os efeitos positivos podem ser medidos até três meses depois da parada do tratamento mental.
!
Mais uma vez os sábios antigos do yoga mostram sua esperteza e seu conhecimento profundo da fisiologia e do ser humano. Os yogis já sabem do relacionamento entre a mente e o músculo, entre a mente e o corpo.

Quando a imaginação é corretamente aplicada, o trabalho mental é mais eficiente e até mais poderoso que o trabalho muscular real. Por quê?

Usando o vocabulário da física: existe uma concentração, um trabalho do músculo, sem perda de energia e sem esgotamento. A vascularização, ou seja, a irrigação sanguínea dos músculos é forte, as dores musculares amenizadas, se comparadas ao exercício físico real. E tem mais ainda, nos exercícios imaginários, a irrigação e a oxigenação cerebral são altamente aumentadas.

Continua após publicidade

Quero aproveitar essa pesquisa para falar dos exercícios abdominais. Você sabia que exercícios abdominais clássicos podem ser perigosos? Que esses exercícios clássicos não atingem os objetivos desejados, que não vão fazer você ficar com uma “barriguinha enxuta”?

O exercício abdominal clássico encurta a distância entre os ombros e a bacia e machuca a médio e longo prazo a coluna vertebral. E pior. Durante esses exercícios, a pressão da musculatura abdominal é tão forte, que pode levar a ptose – queda ou descida de órgãos urino-genitais.

Geralmente as repetições abdominais com intenção de endurecer e deixar a barriga lisinha ("barra de chocolate", "tanquinho") deixam também a musculatura mais curta e atrai o ombro em direção à bacia, comprimindo os órgãos internos e projetando eles para frente.

Continua após publicidade

Quanto à coluna vertebral, os exercícios fortalecem e enrigecem os pequenos músculos que sustentam o empilamento de vértebras na posição ereta. A longo prazo a distância fica tão curta entre as vértebras, que a saúde do disco intervertebral fica prejudicada.

E não existe tal risco quando os exercícios são feitos mentalmente!

Uma outra grande vantagem dessa ginástica virtual é que ela é acessível a todos e até para pessoas imobilizadas num leito de hospital ou em cadeira de rodas. Para quem está com gesso em uma perna ou um braço, praticar esse tipo de exercício previne a atrofia dos músculos, decorrente da falta de atividade.
Para os idosos incapacitados, essa ginástica mental é de suma importância e condição para a independência e qualidade de vida. Esta ginástica mental será também de grande ajuda para as mulheres que acabaram de dar a luz e que não podem fazer exercícios.

Esses exercícios mentais podem ser feitos em qualquer lugar, até no avião, para estimular a circulação sanguínea e fazer a prevenção dos riscos cardiovasculares.

Para quem ainda acha que deve sofrer para ficar em boa forma… Pratique esses exercícios mentais, que além de beneficiar seu corpo, aumenta seu desempenho cerebral e sua capacidade de concentração, é excelente para trabalhar áreas especificas.

Veja alguns exemplos abaixo.
Coxas e abdome

Patinação: sentado na cadeira, os pés bem apoiados nos chão, imagine que o peso do corpo passa de um pé para o outro e que você patina sem mexer os pés. Conseguindo visualizar o gesto, você vai sentir o reflexo do exercício mental na suas coxas partindo do ventre. Os músculos transversos e oblíquos abdominais estão trabalhando intensivamente, de cada lado, alternadamente… Você percebeu?

Veja na foto onde se localiza a musculatura oblíqua

Veja na foto onde se localiza a musculatura oblíqua

Torção vertical: sentado, no chão ou na cadeira, costas eretas, o tronco um pouco inclinado para frente. Para começar faça realmente uma torção correta: esvaziando o ar, gire a parte inferior do seu tronco para a esquerda. Sem voltar ainda, intensifique a torção desse jeito: a cada expiração, girar um pouco mais para cima para torcer gradativamente da região do ventre para a cintura, o peito, até o pescoço.

Após ter no corpo a sensação de fazer a torção, faça de novo o exercício, só que dessa vez somente na sua imaginação, etapa por etapa. Faça dos dois lados. Esse exercício trabalha os músculos oblíquos.

Você percebeu?

Efeitos:

Com regularidade, 15 minutos por dia, constatam-se os primeiros resultados. O ideal seria todo dia, sempre que puder, em pequenas doses, na cadeira do escritório, sentado no ônibus.

Já pensou nos efeitos de uma postura de yoga? Entrando na postura, juntando corpo e mente, concentração e solicitação do músculo em contração e/ou alongamento, já pensou?

Só brincando com contas: 100% de aumento da massa muscular com o exercício físico + 35% de aumento de massa muscular com o exercício feito na imaginação.

Malhação mental: o sol na imaginação

Para quem está lendo esse artigo e está na cama, eu recomendo a saudação ao sol na imaginação, pois além de trabalhar a coluna vertebral em flexão e extensão e todas as articulações, essa sequência estimula os neurônios e trabalha a concentração. Não é tão fácil focar a atenção sem desviar-nos, durante 2 x 12 (a seqüência de exercícios é 2 x 12 movimentos) movimentos com as expirações e inspirações bem aplicadas.

 

 

Imagens ilustrativas da respiração em cada um dos 12 movimentos

1- Espirar 2- Inspirar

 

3 – Espirar 4 – Inspirar

 

 

5 – Reter

 

 

6- Expirar

 

 

7 – Inspirar

 

 


8 – Reter

9 – Reter

 

 


10 – Expirar

11 – Inspirar

12 – Expirar

 

Mas é resultado garantido e fantástico!

Imagem retirada do site: http://images.google.com.br/imgres?

Bibliografia:
A obra completa de Bernadette de Gasquet
J’ apprends Le yoga de Andre van Lysebeth
Revista Psicologias – artigo de Elyane Lebre de novembro 2006