O que fazer quando o treino cai na rotina e se perde a motivação?

por Simone Sarti

"Malho há três anos. Tenho um corpo sarado. Treino pesado. Só que de uns tempos para cá, enjoei da academia e dos treinos: cai na rotina. Gostaria de fazer uns treinos diferentes voltar a me motivar. O que eu faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Seja qual for a tarefa que precisamos realizar, será sempre mais fácil, mais agradável e mais efetivo se tivermos motivação para tal.

Com os exercícios físicos não é diferente. Apesar de sabermos de sua importância na saúde e na qualidade de vida, muitas vezes nos sentimos desanimados, tendo que procurar nova motivação.

Devemos tentar compreender de onde veio essa falta de ânimo. Ela pode estar ligada a fatores físicos que podem ser tratados, por exemplo, o estresse por *overtraining, ou alimentação inadequada que gera cansaço e não permite que se tenha bons resultados; ou até estresse causado por problemas em outras áreas de sua vida (filhos, situação financeira, casamento, etc). Faça uma autoanálise ou passe pelo seu médico de confiança se for o caso e, se tratado esses problemas ou se nada foi diagnosticado, algumas dicas podem ajudá-lo a recuperar o ânimo.

Dicas para se motivar

Continua após publicidade

1ª) Que tal treinar na primeira hora do dia, afinal seu corpo estará cheio de energia e depois você não terá desculpas por não ter tido tempo, por outros compromissos.

2ª) Pare seu treino regular, por uma semana, para fazer algo diferente, mas que tenha objetivos parecidos. Se seu treino é de corrida (aeróbio), pedale; se seu treino é na musculação, faça aulas de localizada com pesos ou sessões de **Treinamento Funcional. Será como um descanso ativo, você não para completamente o treinamento e ao mesmo tempo dá uma variada nos estímulos com novos exercícios.

3ª) Crie novas metas ou objetivos para resultados a curto prazo, para ser alcançado, no máximo em 1 mês. É sempre bom e motivante concluir uma tarefa.

Continua após publicidade

4º) Crie recompensas para si mesmo. Pode ser qualquer coisa que lhe agrade, desde uma agenda de treino onde você dá notas para si mesmo conforme seu desempenho, até presentes como roupa nova, uma merecida taça de vinho especial ou até um dia de descanso total com massagens, etc. Desde que tenha conseguido cumprir a meta da semana, do dia ou do mês.

5ª) Mude de academia por uns tempos, ou mude de horário, assim você vai conhecer outras pessoas, novos professores. Mesmo fazendo o mesmo treino, tudo vai ser diferente.

6ª) Leia alguma coisa (estudos ou pesquisas) sobre a modalidade que você pratica. Inevitavelmente vai obter novas informações, o que tornará a atividade mais interessante.

7ª) Se costuma treinar sozinho, convide um amigo. Será uma companhia agradável, ou você pode até “brincar de competir” com ele.

8ª) Enfim, apesar de todos esses fatores motivacionais, a principal motivação deve vir de dentro de você mesmo, portanto nada é mais importante do que descobrir o que você realmente quer fazer neste momento e então entrar de cabeça, pois não há nada melhor do que perceber que seu esforço deu resultado.

*Overtraining : termo usado para definir o excesso de treinamento a ponto de se tornar prejudicial ao organismo.

**Treinamento funcional: tipo de treinamento que prepara o individuo para desempenhar melhor suas atividades, tanto do dia a dia como esportiva. O treino é modificado de forma que fique o mais específico possível, para melhorar a performance do indivíduo dentro da atividade escolhida.