Fitocosmética: plantas da beleza para pele e cabelo

por Sonia Corazza

Hoje assistimos um verdadeiro renascimento na busca pela natureza vegetal, como fonte de princípios ativos cosméticos. Só que desta vez os ativos de origem botânica aparecem trabalhados por tecnologias diversas, para que se possa extrair de cada planta o melhor e mais potente agente funcional. Com isso a indústria cosmética vive uma fase de desenvolvimento, onde novas e muitas fórmulas eficazes trazem resultados comprovados e agradabilidade de uso. Além de serem ecologicamente corretas.

Continua após publicidade

Da terra para o laboratório, do laboratório para o rosto

Plantas já bem conhecidas como a Artemísia, cujo nome botânico é Artemisia umbelliformis, está em alta. Rica em flavonóides, taninos, lactonas, ácido clorogênico e óleos essenciais, a Artemísia apresenta propriedades importantes, como a ação antioxidante e antiinflamatória, evitando o envelhecimento precoce da pele.

Já a planta símbolo dos Alpes Suíços, Edelweiss, cujo nome botânico é Leontopodium alpinum, fica submetida a grandes variações de temperatura e radiação solar, portanto desenvolve mecanismos de defesa muito interessantes, que resultam em ação suavizante e calmante, sendo o ingrediente ideal para o tratamento de peles estressadas e sensíveis.

Amazônia: leque de possibilidades

Continua após publicidade

O óleo de copaíba (Copaifera spp.), extraído da casca do tronco da árvore, das sementes e dos frutos, é um excelente germicida natural, que pode entrar numa formulação cosmética para tratar a pele oleosa, pois evita a ação dos microorganismos causadores da acne..

O urucum (Bixa orellana), é rico em carotenóides e flavonóides, sendo usado desde os tempos pré-colombianos pelos índios para colorir a pele, protegê-la do sol e cicatrizar picadas de insetos.

Já no caso do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) a polpa pura da fruta é submetida a um processo biotecnológico que fornece um ingrediente ativo líquido contendo todos os componentes ativos nas concentrações encontradas na fruta original. Assim as vitaminas, polissacarídeos hidratantes, açúcares essenciais e sais minerais do fruto apresentam propriedades nutritivas e hidratantes, o que é ideal para tratar pele e cabelos ressecados.

Continua após publicidade

Esses são apenas alguns exemplos de muita coisa boa que está sendo tirada da terra, com consciência e excelente trabalho científico.