Como eliminar a flacidez após a gestação?

por Milena Liste

"Faz dois meses que tive um bebê. Não estou com o corpo feio, mas bastante flácido, pois perdi todo o inchaço da gravidez. Gostaria de saber se já posso fazer academia e qual atividade você recomenda?"

Continua após publicidade

Resposta: Há algumas ressalvas quanto à atividade física após ter o bebê.

Primeiro, se você estiver amamentadando, o que sou super a favor até pelo menos seis meses (mas pode amamentar até um ou dois anos), você deve priorizar a amamentação. Ou seja, ingerir muito líquido, de preferência, água.

Se você for realizar atividade fisica, essa não deve promover a sudorese intensa, pois prejudicará a produção do leite. Atividades de academia como musculação, ginástica localizada ou alongamento podem ser realizadas, mas com intensidade de leve a moderada.

Muitas puérperas (mulheres que ganharam bebê recentemente ) não sabem que toda concentração hormonal que a gestante acumulou nos nove meses de gestação, vai demorar uns nove meses para voltar ao normal. O inchaço, a lascitude ou frouxidão ligamentar, enfim todos os hormônios da gestação ainda estão presentes no corpo da mulher.

Continua após publicidade

Por isso, você deve ter cuidado com esportes e atividades que exijam mudança brusca de direção, para não correr o risco de lesão articular e ligamentar.

É indicado nessa fase: hidroginástica, natação ou caminhada na água para promover a drenagem linfática e diminuir o inchaço.

No mais, parabéns pelo seu bebê e bom retorno às atividades.

Continua após publicidade