Ter qualidade de vida é sinônimo de ser feliz

por Renato Miranda

Parece quase unânime, toda a pessoa que conversa sobre rotina de trabalho, estudo e lazer cita a expressão qualidade de vida como sendo o principal objetivo da vida.

Continua após publicidade

Ou seja, ter qualidade de vida é sinônimo de felicidade. Se a pessoa diz ter qualidade de vida, obviamente ela quer dizer que é feliz. Já escrevemos sobre um fenômeno muito importante que pode nos ajudar a compreender melhor o que venha ser qualidade de vida.

Quando alguém está totalmente envolvido em sua atividade, com alta motivação intrínseca (é uma motivação inconsciente – a pessoa simplesmente é impulsionada com muita energia, a fazer determinada atividade sem saber exatamente por quê), não sente o tempo passar e sua concentração é tão intensa que ela não percebe a atividade separada de seu corpo, como se ambas fossem uma mesma coisa; assim possivelmente a pessoa estará fluindo.

Para esse fenômeno mental, um estudioso da Universidade de Chicago chamado Mihalyi Csikszentmihalyi, após várias pesquisas na década de 70, com posteriores publicações nas décadas seguintes, deu o nome de flow-feeling. Traduzido como sentimento de fluidez ou percepção de fluidez, é também conhecido como, fluir fluxo, experiência ótima e experiência máxima, todavia a expressão flow-feeling ou resumidamente flow ficou consagrada no mundo.

No estado do fluir (flow-feeling), a consciência da pessoa está totalmente absorvida pela ação, que qualquer tipo de outro pensamento ou emoção é totalmente excluído.

Continua após publicidade

É possível a pessoa desenvolver sua capacidade de controlar a consciência a fim de usufruir ao máximo sua energia de maneira positiva. Para tanto, é preciso criar condições favoráveis a oportunidades e auxiliar a expansão de características pessoais que permitam vivenciar o fluir.

A tarefa principal das pessoas que querem vivenciar o fluir e, portanto, ter qualidade de vida, reside em aumentar as possibilidades de ações no campo de suas atividades nos mais diferentes tipos de intervenção, favorecendo diferentes caminhos para a vivência do fluir.

As atividades que proporcionam a conquista dos objetivos e geram satisfação às pessoas, nem sempre são encontradas por acaso. Grande parte daquilo que favorece o fluir é influenciado preliminarmente por pessoas mais experientes e que promovem conhecimentos universais. A escolha, a orientação e as condições pessoais básicas para a realização de atividades, podem ser provocadas pela pessoa que consegue mobilizar toda sua atenção para a detecção de como tal experiência poderá satisfazer suas necessidades e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

Continua após publicidade

Em perspectiva de uma atividade que evidencie a absorção de informações de maneira ativa, utilizando aptidões pessoais cada vez mais elevadas e observando nova e mais complexa oportunidade de ação, consegue-se fazer com que a vida transcorra de forma menos entediante ou ansiosa.

Csikszentmihalyi diz que a dependência de uma boa qualidade de vida, não está naquilo que os outros pensam de nós ou o que possuímos. A essência de uma boa qualidade de vida reside no sentimento que temos a nosso próprio respeito e o que nos acontece. Isto vale para qualquer atividade que a pessoa esteja envolvida. Por exemplo, se um atleta pretende melhorar sua vida, precisa antes de qualquer coisa, aprimorar a qualidade do seu comportamento nas diferentes situações.

A busca do fluir na vida pode ser um dos objetivos para favorecer a melhor experiência possível em tudo aquilo que a pessoa pretende fazer para usufruir desempenho e alegria.. A partir dessa experiência, inúmeros benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais serão proporcionados à pessoa. E notadamente sua vida terá qualidade!