Foi demitido? Seis atitudes podem ajudá-lo a lidar melhor com a situação

por Thaís Petroff

Em épocas de crise é quase inevitável haver corte de pessoal. Dependendo do modo da pessoa encarar essa situação e agir diante dela, pode-se amenizar o problema e dar a volta por cima ou piorar ainda mais o quadro.

Continua após publicidade

Vejamos os dois lados de algumas atitudes (maneiras de pensar e formas de se comportar) e suas possíveis repercussões nesse contexto:

1ª) Compartilhar a notícia com a família

Há pessoas que quando são demitidas continuam mantendo a rotina e saindo e voltando no mesmo horário para que ninguém saiba o que aconteceu, pois sentem-se envergonhadas. Esse comportamento é o de "tapar o sol com a peneira", pois como os familiares não sabem o que houve, continuam tendo os mesmos hábitos e os mesmos gastos e assim continua saindo dinheiro sem que agora esteja entrando. Desse modo, é necessário compartilhar a situação com os outros para que eles possam auxiliar reduzindo as saídas, comer fora de casa e outros gastos supérfluos. Esse é um problema de todos e que todos precisam se mobilizar, cada qual a seu modo, para ajudar a resolver ou pelo menos amenizar.

2ª) Rever gastos

Continua após publicidade

Televisão a cabo, guloseimas no mercado, cinema, viagens frequentes, diversos carros… são todos exemplos de "artigos" que precisam ser revistos. É necessário sentar e fazer contas para averiguar o que pode ser cortado, mesmo que momentaneamente. Sendo uma situação com duração restrita, é mais benéfico abrir mão de algum conforto, qualidade de vida e bem-estar no presente, do que forçar a barra querendo manter todos esses itens e estourar o orçamento causando problemas piores no futuro, como acúmulo de dívidas, estresse, pressão alta, ansiedade, discussões, insônia e até depressão. Esse momento é de claramente compreender que é necessário ter algumas perdas a curto prazo para que haja ganhos a médio e longo prazo.

3ª) Comece a procurar um novo emprego já!

Você perdeu o emprego, e como o mercado está ruim, a melhor coisa a fazer é não dispender energia à toa e aproveitar para descansar enquanto aguarda as coisas melhorem? ERRADO! Crise é sempre uma oportunidade de mudança. Somos convidados através da dor a nos mexermos para modificarmos nosso contexto atual. Sentar e aguardar só terá um resultado nessa situação: continuar desempregado; ainda mais porque, quanto mais tempo fora do mercado, pior… seu currículo fica malvisto pelas empresas.

Continua após publicidade

Seu trabalho agora é encontrar uma nova oportunidade de trabalho. Acorde cedo, planeje uma rotina encaixando nela: pesquisas em sites de empregos, envio de currículos, conversas presenciais ou por telefone com conhecidos que possam te indicar ou auxiliar com ideias, cursos EAD ou presenciais etc. Se você já pensava em abrir um negócio, pode ser a oportunidade para conhecer mais sobre ele: qual o público, qual o capital que precisa para abri-lo e mantê-lo funcionando por algum tempo, quais habilidades precisa desenvolver ou aprimorar, como funciona a parte jurídica etc.

A palavra de ordem é: NÃO FIQUE PARADO! Os resultados virão na mesma proporção em que você investir seu tempo e energia, e se o mercado está difícil, é nesse momento que você precisa se esforçar mais.

4ª) Não se deixar abater

Pensamentos catastróficos como: "vou demorar muito para conseguir outro emprego", "não conseguirei me recolocar", "meus filhos me culparão pelas perdas que estão sofrendo", "minha esposa me deixará", "meus amigos irão se afastar" etc… só causam ansiedade e não ajudam em absolutamente nada. Por isso, há duas formas de lidar com eles. Uma é se ocupar o máximo possível com coisas úteis como: cursos (há diversos cursos presenciais e online que são gratuitos ou com preços simbólicos), leitura, busca de novas oportunidades, networking etc.

Mantendo-se ativo, você dá pouco espaço para que esses pensamentos povoem sua cabeça e atrapalhem o que precisa fazer. Outra maneira de lidar com esses pensamentos quando eles vierem, é desafiando-os (veja aqui). Assim você averigua o que são distorções de pensamento e enfraquece-as para que elas não te atrapalhem e, o que for efetivamente realidade, você arregaça as mangas para resolver.

Não caia na cilada de se vitimizar (veja aqui), você não conseguirá uma nova oportunidade por pena de outras pessoas, só acabará se afundando mais e mais.

5ª) Crie metas

Sim, você tem um problema a resolver mas, ficar somente olhando para ele, não é a resposta. Pessoas resolutivas compreendem o problema e procuram soluções. Olham além e vislumbram o que pode ser feito para resolver a situação atual (saiba mais). O foco passa a ser então a solução e não mais o problema, isso muda o estado de espírito e nos dá o que fazer.

Construa metas: descrições de onde chegar e prazos a serem cumpridos. Destrinche as metas em pequenas tarefas a serem executadas pouco a pouco (também com prazos) e terá o passo-a-passo do que fazer diariamente ou semanalmente.

6ª) Procure apoio

Busque a proximidade de amigos e familiares para compartilhar suas preocupações e também as pequenas conquistas diárias. Isso normalmente nos faz sentir acolhidos e mais tranquilos. Fechar-se quando temos um problema ou estamos preocupados geralmente não traz bom resultado. Se não se sentir à vontade com os mais próximos, procure ajuda profissional como de terapeutas, psiquiatra, psicólogo, coach ou outros que julgar pertinentes. Várias cabeças pensam melhor do que uma e podem ajudá-lo a se manter motivado nessa empreitada.