Por que as fragrâncias trazem bem-estar

por Alex Botsaris

Há menos de um mês do Dia dos Namorados, é interessante conhecer os benefícios do amor e das fragrâncias para o organismo.  A sábia Cleópatra eternizou a arte da perfumaria quando seduziu Marco Antônio  e Julio César usando um perfume à base de óleos extraídos das flores de henna, açafrão, menta e zimbro.  A aromacologia é um conceito desenvolvido justamente para o estudo das interrelações entre psicologia e tecnologia de fragrâncias. Esse termo foi criado pelos cientistas da empresa japonesa de cosméticos Sisheido e já ganhou adeptos na Europa, principalmente na França.

Continua após publicidade

Uma das pessoas que mais estuda essa área é Eva Heuberger, da Universidade de Viena, na Áustria.  Segundo a Dra Heuberger, o odor de fragâncias pode mudar o comportamento, o humor, o apetite  e o sono dos seres humanos.  Cientistas, inclusive da Natura aqui no Brasil, descobriram que alguns aromas agradáveis, não só reduzem o estresse, como modificam o comportamento sexual das pessoas e até melhoram o humor e combatem a depressão. O de alecrim, por exemplo, é excitante, podendo aumentar o arrojo sexual, enquanto o de lavanda é relaxante e proporciona a qualidade do sono. Ambos têm efeito antidepressivo. Aproveite os efeitos da aromacologia para ativar determinadas áreas do sistema límbico (processa emoções) e do hipotálamo, que controlam a maioria das funções endócrinas e vegetativas (involuntárias) do corpo.

Quando namorados colocam um perfume agradável e percebem o aroma do amado, estão praticando a aromacologia, de forma instintiva. Isso porque essa identificação traz uma forte ativação do  cérebro.  As fibras nervosas que conduzem as informações de odor chegam à base do cérebro  e fazem inúmeras conexões com as fibras do sistema límbico, que é o responsável pelo processamento das emoções. Então o odor agradável do parceiro inunda o cérebro com prazerosas emoções. O resultado é uma potencialização da sensação de amor. Já esse sentimento, ativa as funções da hipófise, liberando hormônios que aumentam a formação de músculos e tecido ósseo, tornando o corpo mais resistente e capaz de fazer esforço físico.  Entre eles estão: a ocitocina, a vasopressina,  as encefalinas e as chamadas gonadotrofinas.

Além disso, o amor proporciona uma melhora das funções do sistema imunológico.  No cérebro, não há um padrão específico.  Experiências com diversas pessoas apaixonadas revelaram que diferentes áreas do cérebro podem ser ativadas, dependendo das vivências de cada pessoa. Esses estudos, entretanto, salientam que há em comum entre todos os participantes o fato do amor realizar uma grande ativação de muitas áreas do cérebro. A forte percepção de suporte das pessoas queridas e próximas também trazem repercussão no funcionamento do cérebro.  Há um aumento de serotonina nas terminações nervosas no lobo frontal do cérebro, que se relaciona com sensação de força,  poder e bem-estar.

Historicamente, o rei Felipe Augusto II, por volta do ano 1200, reconheceu a profissão de perfumista, concedendo a licença para a abertura de locais específicos destinados à comercialização de suas criações. Assim, nasce as primeiras escolas de estudo e trabalhos de prensagem, maceração e combinações de ingredientes para formular as composições olfativas. Bem antes disso, os homens invocavam seus deuses pela fumaça de ervas queimadas, que liberavam diversos aromas. A partir disso que surgiu a palavra 'perfume', em latim per fumum, que significa através da fumaça.

Continua após publicidade

Você pode se beneficiar de produtos e fragrâncias levando-se em conta as emoções, sensações e estímulos que deseja vivenciar. Os óleos essenciais possuem uma vasta gama de propriedades cosmetodinâmicas, que aliadas às matérias-primas e ingredientes convencionais, realizam a sinergia de efeitos a atividades funcionais.