Por que o frio dá tanta preguiça?

Da Redação

Basta chegar o mês de junho que acordar no horário habitual torna-se mais difícil para muitas pessoas. “Clima frio, seja seco ou úmido, tem total relação com a falta de disposição. O inverno altera nosso termostato, isto é, a temperatura individual na qual o organismo funciona”, explica o médico imunologista Fabrício Monteiro.

Continua após publicidade

Atividade física pela amanhã é a solução

Na prática, precisamos de mais energia para realizar as atividades rotineiras, porque a manutenção da temperatura ideal consome parte da reserva energética e, de quebra, desacelera o metabolismo. “Praticar atividade física pela manhã é uma forma de ativar o cérebro e o corpo para que comecem a trabalhar com mais disposição. Quem o faz, tem como resultado adicional a redução da preguiça durante o dia”, descreve o médico.

Quem não quer ganhar peso deve redobrar a atenção, pois, para equilibrar a temperatura corporal pode-se cair na tentação de incrementar a dieta com alimentos hipercalóricos. “O risco é chegar à primavera acima do peso e com dificuldades para vencer o sedentarismo”, destaca.

“O inverno tem seu charme e elegância e pode ser desfrutado de maneira saudável. Mexa-se, alimente-se de maneira equilibrada e durma boas noites de sono”, sintetiza.

Continua após publicidade