Fui paquerada ou é só impressão?

por Eduardo Yabusaki

Vivemos uma realidade em que a demonstração de afeto, emoções e, mesmo um interesse por outra pessoa, passou a ter conotação negativa por estar associado à fragilidade ou vulnerabilidade emocional.

Continua após publicidade

Essa situação tem feito com que homens e mulheres fiquem policiando suas manifestações mais naturais de sentimentos, evitando se expor.

Pensando numa situação de flerte ou paquera, é importante que os sinais sejam claros, caso contrário, deixam de ser assertivos.

Nesses tempos em que manifestações de sentimentos são "censuradas", ou mesmo reprimidas, qualquer sinal de cuidado ou atenção pode ser facilmente confundido com atração, flerte ou paquera. Isso pode gerar um certo desconforto à pessoa que tenha se confundido com um interesse a mais. Esse incòmodo decorre da frustração e quebra de expectativas criadas de ter uma paquera ou mesmo um relacionamento.

Além dessa realidade de manifestações mais restritas, podemos esbarrar ainda em características pessoais de retração, inibição, acanhamento ou mesmo timidez que dificultam manifestações intensas e claras que podem dificultar a outra parte perceber o interesse e as intenções do outro.

Continua após publicidade

Quando se está disponível e em busca de um relacionamento é importante deixar transparecer ou levar ao conhecimento, daquele que seja alvo de seu interesse, com gestos e atitudes que evidenciem suas intenções.

Como saber se ele (a) está mesmo me paquerando?

Se a situação for inversa, perceber que a pessoa possa estar interessada, mas não está deixa isso muito claro, ou esteja inibida em se expor e está te confundido, procure seguir algumas dicas abaixo:

Continua após publicidade

1. Se estiver confuso se a pessoa está interessada em você ou não, procure observar se ela te trata como as demais pessoas ou se é diferente, mais carinhosa, se insinuando.

2. Caso tenha interesse na pessoa e está em dúvida se ela está te paquerando ou não, tente deixar mais claro o seu interesse: aproxime-se e procure conversas mais íntimas falando de assuntos mais pessoais.

3. Na dúvida sobre estar sendo paquerada ou não, você pode até num tom descontraído questionar a pessoa, a pequera é como uma brincadeira, isso ajuda a desfazer um mal-entendido.

4. Em situações assim o mais importante é esclarecer e não deixar a oportunidade passar. Afinal, o mais desastroso é sair de uma situação ambígua e ficar com a sensação de que poderia ter acontecido algo mais. Portanto, encare e enfrente sempre!

Lembre-se que na busca por um relacionamento sempre vale todo empenho. É preferível fazer de tudo e não dar certo, do que se frustrar por achar que poderia ter sido uma oportunidade e que deixou passar. O exagero pode ser uma virtude, já a omissão sempre provoca perdas.