Meu vizinho fuma maconha e a fumaça entra forte na minha casa. Isso é prejudicial à saúde?

por Danilo Baltieri

"Meu vizinho fuma maconha no quintal da casa dele. A fumaça vem para minha casa adentrando todos os cômodos e é bem forte. A mesma pode ser prejudicial à minha família e às crianças, se ficarmos expostos?"

Continua após publicidade

Resposta: Dificilmente teremos uma resposta conclusiva a esta pergunta, com base apenas nesse breve relato.

Os efeitos da maconha sobre o fumante passivo dependem não apenas da concentração e da quantidade da droga fumada pelo ativo, mas sobretudo do nível de ventilação do ambiente em que tanto o fumante ativo quanto o passivo se encontram.

Alguns estudos sobre o tema têm sido conduzidos. Os estudos controlados comumente incluem dois tipos de sujeitos – aquele que está fumando e aquele que não fuma – em um ambiente pequeno, fechado, com condições de ventilação amplamente controladas. Nessas situações controladas, o fumante passivo apresentará concentrações notáveis da droga no sangue e urina.

No entanto, outros estudos realizados sob condições menos controladas, em ambientes mais ventilados, praticamente nenhuma concentração da droga tem sido observada nos não ativos.

Continua após publicidade

Possivelmente, o fumante passivo de maconha concorre com problemas semelhantes aos do fumante ativo quando ambos se encontram em um mesmo ambiente. No entanto, não podemos afirmar isso, além de uma dúvida razoável, quando ambos estão em um ambiente externo ou amplamente ventilado.

Assim, recomendo que você tente conversar amigavelmente com o seu vizinho, explicando o problema. Muitas vezes, uma simples conversa, desde que amistosa e não bélica, poderá resolver esse seu problema.