Futuro sem barba: antiviral elimina pelos indesejados, diz estudo

por Sonia Corazza

Cientistas da Universidade da Pensilvânia divulgaram um trabalho relatando que a aplicação tópica do agente antiviral cidofovir elimina pelos indesejados.

Continua após publicidade

Chegou a conhecer o keramene?

Formulado com dormin, um fitohormônio (hormonio vegetal, vindo de plantas), contendo ácido abscisico e palmatina derivados das planta fibraurea recisa, é um produto que minimiza a velocidade de crescimento do pelo em até 30%. Mas o estudo com o cidofovir vai bem além e mostra que um gel a 3% de concentracão simplesmente causa a alopecia (queda total dos pelos) com segurança.

Ah, sim, sem dúvida que não caberá a utilização cosmética da descoberta, mas trata-se de um tema que vale a pena comentar.

Baseados em estudos com esse tipo de efeito colateral, a equipe conduziu testes com 16 homens com barba densa ou muito densa, que receberam o produto a 1% ou 3% de concentração do antiviral para aplicar diariamente sobre um dos lados da face. Do outro lado, usaram um gel de aparência idêntica, mas sem a droga ativa.

Continua após publicidade

Todos foram orientados a fazer a barba diariamente, parando apenas 48 horas antes da avaliação clínica. Os resultados mostraram pouco efeito da concentração de 1%, mas uma redução significativa no crescimento do pelo onde o produto na concentração de 3% foi espalhado.

Os próximos estudos pretendem investir em formulações mais fortes que não causem efeitos colaterais, além de desenvolver um tratamento eficaz para as mulheres. É uma boa promessa, porém muita calma, pois os estudos continuam.