Qual atividade física é a mais recomendada para quem ganhou peso depois de parar de fumar?

por Simone Sarti

"Parei de fumar há um ano e engordei dez quilos. Tenho 41 anos e estou com bastante dificuldade para emagrecer."

Continua após publicidade

Resposta: Vários fatores provocam aumento de peso na maioria dos indivíduos que param de fumar. Não são todos que engordam e segundo estudos apenas 10% aumentam mais que 10 kg.

Fumar faz o organismo gastar mais calorias e quando se para, esse gasto diminui, por isso é tão recomendado o início de uma atividade física, além de todos os benefícios por ela trazidos ao nosso organismo e saúde em geral. Se quando fumante, já fazia algum tipo de exercício, deve-se agora aumentar o volume ou a intensidade do mesmo.

De qualquer forma, esses benefícios são tão importantes que alguns quilos a mais não devem interferir nessa sábia decisão. Uma vez abandonado o vício, vamos cuidar do corpo para não acabar com problemas de saúde, agora por excesso de peso.

A perda de peso deve ser feita de forma gradativa para ser definitiva e para isso é preciso colocar os exercícios como obrigatórios na sua vida. Eles devem se tornar um hábito, assim como tomar banho ou escovar os dentes.

Continua após publicidade

De início prefira atividades simples e fáceis de se realizar. Caminhada, trote ou corrida. Inicie nessa ordem se quiser correr, senão mantenha-se naquela que se sentir melhor. Você deve chegar a fazer, no mínimo 45 minutos (gradativamente) e pelo menos 4 x na semana. Se perder um dia, terá feito 3 vezes, pois nesse caso 2 vezes, é pouco.

Os exercícios localizados com pesos devem ser feitos dois dias na semana, intercalados com os dias do aeróbio. Esses são importantes para fortalecer a musculatura e proteger as articulações e ainda vão aumentar seu gasto de calorias por causa do aumento da massa muscular.

Essas atividades citadas estão sendo indicadas pela eficiência, segurança e facilidade de realização. Mas nada impede que você escolha uma outra que seja muito mais de seu agrado, pois esse é um momento que você deve procurar fazer as coisas com prazer, mas não esqueça que o gasto calórico com a atividade deve ultrapassar o seu consumo calórico.

Continua após publicidade

Outras dicas são:

– Abandonar os açúcares e as gorduras;

– Trocar refrigerantes por águas ou chás;

– Não ficar mais de três horas sem se alimentar, e escolher os alimentos mais nutritivos e menos calóricos;

– Procurar um profissional para orientá-la quanto aos exercícios e quanto à alimentação.