Será que você exercita a generosidade?

por Roberto Goldkorn

Recentemente fiz uma palestra em um evento para noivos. O auditório estava quase lotado, mas eu sabia que a maior pate do público estava ali apenas guardando o lugar para o grande desfile que se realizaria logo depois da minha intervenção.

Continua após publicidade

Do alto da passarela tinha uma visão privilegiada dos rostos abaixo de mim.

Alguns, talvez a maioria estavam de fato interessados no que eu tinha para comunicar. Mas outros, uma minoria ruidosa e boçal, riam, atendiam e falavam ao celular e davam demonstrações explícitas de que eu estava de alguma forma incomodando. Ao perceber isso, mudei sem grandes pirotiecnias o tema da palestra e comecei a falar sobre generosidade. Fiz uma relação entre a avareza, os comportamentos mesquinhos e a solidão. Expliquei que depois de muitos anos, percebi uma relação poderosa entre a solidão de meus clientes, tanto homens quanto mulheres (principalmente essa últimas) e a avareza que demonstravam diante da vida.

Mostrei tentando olhar para o grupinho dissidente, que não se tratava apenas da avareza material, aquela que se manifesta com o apego exagerado ao dinheiro e os bens que se possui. A maior avareza era de um tipo mais sutil, e se manifestava principalmente numa situação muito simples quando as pessoas se recusavam a ouvir, a emprestar alguns minutos de sua preciosa atenção a ouvir o outro. Relações começam mal quando o homem não se dispõe a ouvir com atenção “criativa” sua parceira, ou ela ao falar demais também bloquia os acessos à audição de seu parceiro.

Há diversas formas de avareza, e falar compulsivamente é uma delas. O egocentismo infantil que nos leva a qualquer uma dessas situações demonstra a nossa falta de generosidade. Isso corresponde a uma das doenças mais complicadas do magnetismo: a indiferença ao outro por ausência de ser, ou por transbordamento de ser. Uma pessoa conhecida me ouviu falar e depois veio me contestar: não tinha muita “paciência” para ouvir ninguém que não fosse suficientemente inteligente e ao mesmo tempo reconhecia que falava compulsivamente, mas não se considerava mesquinha e ávara, afinal, acolhia em sua casa dezenas de cachorros abandonados.

Continua após publicidade

Outro conhecido me disse que não se achava mesquinho apesar de se encaixar nas características descritas, pois estava sempre ajudando financeiramente parentes e amigos em dificuldades. Existem muitas formas de manifestar a mesquinhez, inclusive essas falsas demonstrações de generosidade, que a meu ver não passam de ações compensatórias que visam o autoengrandecimento. Ajudar cães abandonados ou parentes encalacrados pode nos dar uma sensação de superioridade, de paladinos, mas não é passaporte para uma atitude mais generosa diante da vida. A “coincidência” é que ambos os citados amargam uma solidão/desamor crônica.

Os meus alvos na plateia continuaram a dar risinhos e a brincar alheios ao meu discurso. Num determinado momento percebi o quão inútil era a minha vã tentativa de chamar-lhes a atenção e sorri depois de respirar fundo. A capacidade de cada um de ter discernimento, de escolher seus caminhos deve ser respeitada mesmo quando percebemos para onde vai levar. Observando aqueles jovens ali, egocêntricos e de ouvidos ávaros, pensei nos meus e minhas clientes em idade madura, amargando no limbo da solidão. Sorri desta vez com um travo de tristeza. As Leis do magnetismo são implacáveis. O que colhemos agora começou a ser plantando há muito tempo atrás, talvez quando pensávamos que a juventude nunca nos abandonaria. Você ouviu o que eu disse?