O que é e para que serve a gerontecnologia

por Elisandra Vilella G. Sé

As novas tecnológicas informacionais tranformam a vida de todas as pessoas em qualquer fase da vida na atualidade. Os avanços tecnológicos são compreendidos como elementos facilitadores, e por isso estamos diante de um grande desafio, aprender a lidar com os avanços da tecnologia.

Continua após publicidade

É muito comum associarmos o uso eficaz da informática à população mais jovem. Entretanto, a tecnologia hoje é um grande desafio para todas as idades e para os idosos, em sua maioria, uma barreira difícil de enfrentar porque muitas vezes os procedimentos tecnológicos requerem um grau de letramento.

Desde o uso de guichês bancários, até o uso de equipamentos como vídeo, televisão, controle remoto, eletrodomésticos, requerem o uso de teclas que dificultam a decodificação e manuseio, principalmente se a pessoa idosa for de baixa escolaridade.

Assim, a tecnologia que se propõe a facilitar a vida das pessoas, se apresenta hoje para os idosos como um elemento que segrega, que exclui, tornando-os incapazes de realizar de forma efetiva as tarefas do cotidiano, muitas vezes fundamentais, contrapondo-se ao conceito de autonomia e independência. E a dependência gera desconforto, tanto para quem necessita de ajuda como para quem fornece a ajuda. A busca da independência com auxílio da tecnologia é um dos desejos de quem pode dela usufruir.

As principais dificuldades que os idosos enfrentam com os avanços tecnológicos são para manusear e ter acesso aos equipamentos, como a compra de um computador e acesso à Internet, dificuldades para realizar atividades laborais e de lazer. Essas dificuldades podem estar associadas às deficiências sensoriais, déficits somáticos, psíquicos e pedagógicos.

Continua após publicidade

Motivação

Os idosos que conseguem enfrentar os desafios da tecnologia geralmente são os que apresentam maior capacidade de adaptação e não temem a frustração. A facilidade para aprender coisas novas, depende também da especialização cognitiva da pessoa, isto é, a ocupação que a pessoa teve ao longo da vida, sua capacidade de reserva cognitiva auxilia no modo de lidar com a novidade. Tudo vai depender do estilo de vida da pessoa adulta e idosa. A motivação, o interesse, o lazer e a busca de independência são fatores que levam os idosos a se esforçar mais nas atividades que requerem auxílio da tecnologia. Pessoas que se esforçam mais numa tarefa, que são persistentes geralmente apresentam bom desempenho em suas atividades e conseguem transpor dificuldades.

Programas educacionais e a criação de cursos de extensão informacionais para idosos e adaptação por parte das indústrias são bastante importantes. Além de trazer o idoso para o mundo digital, traz benefícios como o aumento na rede de sociabilidade, apropriação de novos conhecimentos, melhoria da auto-estima, conectividade com a contemporaneidade, aproximação com outras gerações, etc.

Continua após publicidade

Gerontecnologia

Qualquer empresa hoje que desenvolva produtos que envolvam tecnologias, para melhorar sua produtividade e alcance no mercado poderá lançar mão da ciência “Gerontecnologia”, que significa o estudo do processo e necessidades provenientes do envelhecimento buscando soluções da tecnologia para melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas. A Gerontecnologia tem por finalidade auxiliar na realização de experimentos que viabilizem produção de artefatos, equipamentos para uso doméstico, no ambiente de trabalho, adaptar o auxílio médico e de seus cuidadores. As empresas precisam buscar conhecimento do processo de envelhecimento, necessidades, preferências e aspectos culturais dos idosos para aplicar em sua produção.

A Gerontecnologia também tem sua importância para compensar fragilidades humanas auxiliando e otimizando as capacidades funcionais das pessoas. O desenvolvimento de dispositivos de auxílio e modificações nos ambientes para melhor prestar assistência às pessoas podem contribuir muito na manutenção da independência.

Dos mais simples ao mais complexos problemas, a tecnologia pode criar dispositivos que facilitem o manuseio de objetos domésticos, tais como abrir potes, para quem tem as mãos doloridas por um reumatismo por exemplo, levantar da poltrona, da cadeira, facilitar a locomoção, seja no uso de meios de transportes ou com o uso de uma bengala específica, reduzindo a carga das articulações, uso de barras em escadas e banheiros, andadores, sapatos adaptados com proteções almofadadas para amortecer impacto, etc. Os avanços da tecnologia não otimizam apenas o tempo, mas também reduzem a necessidade de força física para as pessoas mais velhas.

Com o conhecimento da Gerontecnologia o mercado poderá proporcionar o aumento da segurança, eficiência e bem-estar às pessoas maduras e idosas. O envelhecimento da população é uma questão importante para a evolução da sociedade como um todo e deve ser considerado na produção industrial, nos projetos para o ambiente de trabalho, ambiente doméstico e de lazer.

O uso da tecnologia para manter-se ativo, engajado, integrado e independente, compensando declínios, mantendo capacidades funcionais associadas à idade e, restabelecendo a autonomia, é fundamental na atualidade para as pessoas de todas as idades e principalmente para os mais idosos. Todos nós queremos envelhecer com qualidade de vida, saúde, conforto e segurança.