Como recolocar-se no mercado depois dos 45?

por Roberto Santos

"Fui recentemente desligado do meu emprego. O fato que mais me marcou foi o de que no ano anterior havia sido premiado e minha avaliação era a de que atendia às expectativas da empresa. Mas a chefia foi trocada e por redução de quadro fui demitido. Alegaram insubordinação. Estou com 45 anos e a recolocação nesta fase é bastante traumática. Como administrar a ansiedade e a sensação de fracasso após quase 30 anos de trabalho e na situação em que fui desligado."

Continua após publicidade

Resposta: Entendo como você deve estar se sentindo, pela forma pela qual foi desligado depois de avaliações positivas. Mas infelizmente, depressão, estresse, dedicados a remoer esta situação, retira a energia que necessita para reconstruir seu orgulho pessoal e profissional.

Quanto a suas perguntas mais específicas sobre estratégias para recolocação: apenas Internet, responder a anúncios de jornais, etc… O que poderia lhe aconselhar é mais do que tudo isso, reflita sobre seu networking ao logo de seus 30 anos de carreira. Desde sua escola, familiares, vizinhos, ex-colegas de empresas, etc. Comprovadamente, a melhor fonte de recolocação é a rede de relacionamentos que formamos ao longo da vida. Prepare um “discurso” rápido, sem lamentações sobre seu desligamento, ressaltando as experiências e competências que tem e “vá à luta”. Muitas vezes, de um contato que você menos espera, surge uma ponte para uma oportunidade concreta de entrevista e daí, quem sabe, uma ótima oportunidade de emprego.

Não desanime e vá em frente. Monte sua árvore de relacionamentos e de cada um procure conseguir outros “galhos” que levem a outros contatos, até um frutificar!

Tenho um artigo em minha coluna de Gestão Pessoal do Vya Estelar, sobre percepção do tempo, sobre quando estamos esperando alguma coisa com muita ansiedade, que poderá lhe ajudar de alguma maneira. Clique aqui e leia. Boa sorte!

Continua após publicidade