Será que tenho falta de amor próprio?

por Rosemeire Zago

"Quais são as manifestações disso? De que forma isso pode afetar minha vida?"

Continua após publicidade

Resposta: A pessoa que não se ama, deseja desesperadamente ser amada, como uma forma inconsciente de receber o amor que não sente por si mesma. Uma das maneiras de obter esse amor pode ser a necessidade de agradar a todos, tendo muita dificuldade em dizer não, pois busca acima de tudo reconhecimento e aprovação, como se precisasse reafirmar o quanto é importante para os outros, por não se considerar importante para si mesma. O que pode gerar facilmente uma dependência pelo amor do outro.

O foco sempre é o “outro”, é capaz de passar por cima de si mesma para fazer aquilo que esperam que faça, sendo assim, facilmente é manipulada ou induzida a fazer o que não quer. A falta de amor próprio ainda vem acompanhada com a falta de respeito, insegurança, baixa autoestima. Pode haver ainda um conceito exagerado de si próprio, demonstrando uma elevada autoestima, muito orgulho e arrogância, mas que na verdade são apenas máscaras, como se fosse uma maneira de compensar a falta de amor que sentem por si mesma.

Consequências da falta de amor próprio

Tudo isso pode, ao longo dos anos, causar muita insatisfação, frustração, e maiores chances de somatizar e desenvolver uma doença.

Continua após publicidade

A falta de amor por si mesmo pode afetar sua vida de várias formas, em todas as áreas, seja profissional, familiar, afetiva, pessoal, trazendo muito sofrimento. Por exemplo, é capaz de manter relações afetivas destrutivas ou relacionar-se com qualquer pessoa, só para se sentir amada, ou com a ilusão de que seja.

Para evitar tanto sofrimento você pode começar a desenvolver o amor por si mesmo, pois com certeza esse amor está dentro de você, só é preciso despertá-lo. Como? Da mesma forma que começa a amar outra pessoa: conhecendo. O quanto você se conhece? O que você gosta de fazer? O que faz você feliz? O que você está sentindo? O que você tem feito apenas para agradar outras pessoas? O que você tem feito para agradar a si mesmo? Comece a responder para si mesmo essas perguntas, isso fará com que se conheça e comece a admirar e amar a pessoa maravilhosa que com certeza você é!

Mas não pare por aqui, o autoconhecimento é a maneira mais correta para aprender a se amar, por isso, conheça e agrade a você mais do que qualquer outra pessoa.

Continua após publicidade