Estou grávida. Preciso diminuir a intensidade do treino?

por Milena Liste

"Eu já pratico atividade física muito intensa há quase um ano sem parar. Descobri agora que estou grávida e, nas semanas antes de descobrir, estava numa intensidade maior ainda. Meu médico disse que posso continuar sem problema minhas atividades, pois estou muito treinada. Faço musculação, corrida na esteira, ginástica funcional e boxe sem ser de contato, apenas no saco de pancadas. Gostaria de saber se posso mesmo continuar tudo? Se for necessário diminuir, que tanto? E minha maior dúvida é por que ter de manter 140 batimentos? É somente para não cansar demais ou tem algum risco de falta de oxigenação para o bebê? Eu já estava correndo, sem cansar muito a 12km/h. Sei que tem de diminuir por causa do risco de cair, mas se for numa velocidade que não canso tanto, tem algum problema sério passar de 140 batimentos?"

Continua após publicidade

Resposta: Posso te garantir que nestes últimos anos que estou como consultora aqui no site Vya Estelar, esse seu e-mail foi sem dúvida, o mais interessante, inteligente e superpertinente.

Vamos por partes:

A gestação normal de 37 a 40 semanas tem por objetivo gestar o feto, dando condições do seu desenvolvimento motor, neurológico e metabólico (relacionado a órgãos). A maior restrição de atividades físicas no primeiro trimestre é o aborto e nos segundo e terceiro trimestres, RCIU (restrição de crescimento intrauterino), podendo levar a deficiências variadas como peso, estatura, desenvolvimento neuromotor, e parto prematuro: antes de 37 semanas gestacionais completas.

A prática de atividade física ainda é um assunto controverso, principalmente entre atletas profissionais ou amadores, como é o seu caso.

Continua após publicidade

Para falar a verdade, sou muito conservadora… Fui atleta de volei, sou maratonista, jogo tênis e fui mãe aos 40 anos de idade. Na minha gestação fiz natação diariamente intercalada com jogging na água.

Realmente, seu médico tem razão em parte, você pode tudo, porque gestação não é doença e sim condição temporária. Justamente por ser temporária e com o objetivo de gestar o feto, sempre opto por atividades indicadas para gestantes, que são: atividades sem impacto (evitar deiscência do colo uterino, rupturas de placenta), atividades que têm o fator imprevisto, como jogos, ciclismo, lutas não são indicadas por oferecer impacto e risco de traumas e quedas. Atividades aeróbicas no máximo a 140 batimentos por minuto, porque garantem um suprimento mínimo para o corpo da gestante e para a artéria placentária que irriga o feto com sangue oxigenado e com nutrientes.

Atividades aquáticas como natação e hidroginástica são as mais indicadas, além de ser com impacto minimizado, a gestante eleva 30% o volume sanguíneo e tende ter inchaços e a água oferece uma pressão hidrostática na pele da gestante que ativa a circulação linfática o mais natural possível.

Continua após publicidade

Lembre se que a melhor drenagem linfática é a ativação da circulação através de contração muscular ativa (exercícios) e atividades sob a água. Ou seja, exercícios na água é o melhor para os edemas (inchaços).

Sendo assim, espero ter esclarecido suas dúvidas.

Parabéns e bons treinos!