Qual é a atividade física mais indicada durante a gravidez?

por Milena Liste

Resposta: Durante a gravidez algumas complicações podem surgir devido à retenção de líquido da gestante, tais como inchação nas pernas, pés e mãos, aumento da pressão arterial além da variação hormonal significativa gerando manchas na pele, lassitude ligamentar ou froxidão ligamentar onde as articulações ficam frouxas e instáveis, variações de humor, cansaço e aumento no número de células adiposas (gordura) .

Continua após publicidade

Com o desenvolver da gestação, alterações posturais significativas irão ocorrer levando, principalmente à lombalgia (dor na região lombar, mais comumente chamada de dor nas costas).

Bem-estar da mamãe

Já ficou provado que realizar exercícios dentro da água, trarão resultados positivos, pois reduzem o inchaço do corpo da gestante. Entre as atividades indicadas estão: natação, hidroginástica, hidroterapia, caminhada na água, watsu (shiatsu na água) ou simplesmente ficar deitada numa banheira.

O que evitar?

Continua após publicidade

O principal ponto na gestante é evitar esportes competitivos, atividades que exijam mudança brusca de direção, atividades de impacto e atividades “novas”, isto é, iniciar uma nova atividade na gestação. Por exemplo, se a gestante nunca realizou pilates de solo, ou de aparelhos, essa não é uma fase ideal para iniciá-los. Realize aulas de alongamento, yoga, caminhada, caminhada na água devidamente orientada.