O que fazer para não perder massa muscular durante a gravidez?

por Simone Sarti

"E quando tempo depois da cesariana vou poder voltar a fazer musculação?"

Continua após publicidade

Resposta: As mulheres que praticam exercícios físicos podem e devem continuar durante a gravidez, porém com algumas adaptações. As que não faziam nenhuma atividade antes de engravidar, devem começar mais lentamente e com cautela. Entretanto, para ambas é necessário antes de tudo a autorização do médico e deixar o início para depois do terceiro mês.

Os exercícios vão ajudá-la a manter a postura, reduzir o estresse, evitar o ganho de peso além do normal e consequentemente ter um parto mais tranquilo e saudável.

Os exercícios devem ser orientados e acompanhados por um profissional que tenha essa especialização, com maior conhecimento das mudanças fisiológicas e psicológicas da gestante.

Para não perder massa muscular durante a gravidez, a melhor opção é a musculação. Os exercícios com pesos devem ser mantidos, porém com uma adaptação nas cargas, na intensidade e com maior atenção e cuidado em relação as posturas, principalmente a região lombar que com o passar dos meses vai ficando sobrecarregada.

Continua após publicidade

A esse programa de exercícios localizados alie também o aeróbio, feito de forma moderada e sem impacto. Opte pela caminhada, bicicleta ergométrica ou até o transport num nível leve.

Após o parto, o retorno às atividades vai depender do preparo anterior e durante a gestação. Quanto melhor sua condição física antes do parto, mais rápido será seu retorno às atividades normais.

No parto normal a recuperação é mais rápida. Normalmente entre 15 e 20 dias, mas é o médico quem decide a data certa, assim como na cesária, onde a recuperação é mais lenta e o retorno se dá em aproximadamente 4 a 6 semanas para atividades moderadas e que não exijam muito da musculatura abdominal.

Continua após publicidade