Gripe suína: cuide da saúde, mas não seja paranóico

por Roberto Goldkorn

Conheço um sujeito que está ficando mais pirado do que normalmente é, por causa da gripe suína. Sua paranóia que já era perceptível nas suas relações sociais e familiares agora tomou outra dimensão. Como muitos neuróticos de crachá, ele precisava de um motivo real para exercer a sua neurose paranoide sem um dedo acusador que o chamasse de fantasioso.

Continua após publicidade

Quando alguém tenta chamar-lhe atenção sobre seus exageros ele mostra os jornais e a TV sempre elencando a tal da gripe no topo de suas manchetes. Não adianta dizer-lhe que só no estado da Bahia, a dengue matou este ano mais 55 pessoas, e teve 91.493 casos (registro até 6 de junho). Inútil tentar explicar-lhe que só nos EUA a gripe comum mata de 80 a 100.000 pessoas todos os anos! Não adianta dizer que 97% das pessoas que pegaram a nova gripe se recuperam em menos de uma semana e daí ficam imunes. Também não adiante dizer a ele que a grande maioria das pessoas que viera a falecer, já tinha outras complicações e um sistema imunológico bastante enfraquecido. A racionalidade não encontra guarida em mentes delirantes. Também não adianta lhe explicar que é justamente o seu medo desproporcional e as medidas neuróticas de evitação que podem abrir as portas de seu organismo para essa ou outras doenças oportunistas.

Isso não significa que eu não estou nem aí para a tal gripe. Tomo os meus cuidados, mas sem medo de viver. Quais são os meus cuidados?

São medidas simples que servem para todas as gripes das suínas, às bovinas, as aviárias, etc.

Em primeiro preciso melhorar a minha alimentação. Quanto mais alimentos vivos comer melhor. Estou tomando todas as manhãs vitaminas de frutas onde coloco uma colher de sopa de lêvedo de cerveja, um superalimento funcional. Recomecei a comer brotos de trigo que faço em casa, simples e divertido.

Continua após publicidade

Faço mais exercícios como, por exemplo, caminhadas a passo acelerado que não custam nada e dão o maior resultado.

Todos os dias reforço mentalmente meu sistema imunológico. Aprendi que emoções e sensações podem melhorar ou deprimir o sistema imunológico que são os nossos exércitos defensores.

Uma pesquisa na Inglaterra só para citar um exemplo, descobriu que os voluntários que cheiravam chocolate derretido aumentavam os números de anticorpos, ao passo que o cheiro de lixo enfraquecia o mesmo sistema imunológico. Assim faço todas as manhãs uma mentalização onde “vejo” uma Luz Dourada de Saúde penetrar pela minha cabeça e ir vitalizando cada órgão, cada tecido e cada célula do meu corpo. Repito com um leve sorriso nos lábios: “Hoje minha saúde física e mental é perfeita, todos os meus órgãos funcionam perfeitamente bem e em total harmonia”.

Continua após publicidade

Expresso diariamente a minha gratidão e o meu amor pela vida, e pela Natureza Divina. Caminho olhando para frente e para o alto – nunca para baixo.

Não me deixo contaminar pelas notícias catastrofistas, pessimistas ou negativas. Ouço, mas evito repassar. Não acho legal ser o arauto do alarme, e muitas vezes do exagero. A imprensa não tem tido muito critério ao divulgar essas notícias.

No ano passado ouvi uma entrevista de um virologista americano no programa da Ophra que afirmava categoricamente que a Sars (gripe aviária) iria fazer um estrago terrível na humanidade. Ele implorava ao presidente Bush que liberasse a verba adicional para produção do tal do Tamiflu e de pesquisa para outros superantivirais. Sua última frase pesou como uma condenação: “Não se trata de se vai acontecer, mas sim de quando vai explodir.” Confesso que até eu fiquei com a testa franzida. Já se passou um ano e a gripe das aves parece ter voado para longe. Mas muita gente perdeu o sono por causa disso.

Não posso esquecer de que estou lavando mais as mãos do que já fazia, e deixando as janelas mais tempo abertas para o ar circular mais e melhor. Perguntei ao meu amigo paranóico se ele parou de fumar por causa da gripe. Ele fez uma cara de espanto e disse: “O que isso tem a ver? O vírus entra com ou sem cigarro.” Bem essa é a opinião dele, que está completamente furada. O cigarro aumenta a produção de radicais livres, e de agentes carcinogênicos, além de queimar a vitamina C que ingerimos.

A gripe suína é mais uma das tantas ameaças à humanidade que está sendo enfrentada, fará suas vítimas mas seguiremos em frente.

A luta pela saúde, para viver melhor deve ser diária, e constante. Assim quando outra pandemia vier com focinho de porco ou voando estaremos preparados e serenos.