Procedimentos para prevenir-se da gripe suína

por Jou Eel Jia

Gripe ou resfriado na MTC é causado pela invasão de vento e friagem em nosso organismo. Na medicina ocidental, é a infecção por vírus ou bactérias.

Continua após publicidade

O que a medicina tradicional chinesa considera uma invasão de vento e friagem?

A invasão por vento frio e friagem na MTC significa perda de imunidade e a resistência do organismo perante a presença de agente patógeno; no caso “vírus”.

No conceito da MTC, o vento só consegue penetrar no organismo quando associado à presença de friagem, que significa a queda da resistência e imunidade quando o paciente perde sua defesa (wei qui). O vento consegue penetrar, vencendo a barreira de defesa (wei qui) e dos meridianos, que são canais onde circula a energia em nosso corpo.

Esse processo pode estar aliado à queda da energia do rim (jing) por excesso de esforço físico ou estresse, ou por aumento da energia yang do fígado, que significa uma desordem emocional ou desgaste da resistência. Isso leva à predisposição para se instalar a friagem.

Continua após publicidade

Na prática, observamos que existem pessoas com exposição ao vírus e que não desenvolvem sintomas. Entretanto, as pessoas debilitadas com desgaste físico ou emocional, tornam-se mais vulneráveis à instalação da patologia.

Gripe suína: medidas preventivas sugeridas pela MTC

– Beber bastante água ajuda a circulação da energia de defesa. Sabemos hoje que o vírus prolifera mais em ambientes mais secos. A hidratação portanto aumenta a resistência à sua proliferação

Continua após publicidade

– Chá de gengibre com hortelã e de calêndula aumentam a energia de defesa do organismo (wei qui) pela presença de riboflavinas em seu principio ativo;

– Dieta saudável: alimentos coloridos, preferencialmente os vermelhos, são ricos em substâncias como riboflavina de efeito viruscida. Portanto, cenoura, beterraba, melancia e tomate, entre outros, que são ricos licopenos e riboflavina são indicados como fonte de proteção;

– Sono reparador;

– Utilização de técnicas antiestresse como meditação e lien ch’i ajudam a manter nossa imunidade.