Simples procedimentos para prevenir-se de gripes e resfriados no inverno

por Alex Botsaris

Este ano parece que teremos um inverno particularmente frio. Ainda estamos no outono e os termômetros já andaram descendo, atingindo as temperaturas mais baixas dos últimos tempos. Como bem sabemos isso é sempre sinônimo de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Manter a saúde é prevenir-se adequadamente nas mudanças de estação para evitar os problemas característicos de cada uma. Vamos então relembrar dicas importantes para a chegada do inverno.

Continua após publicidade

A medicina convencional diz que o número de problemas respiratórios aumenta porque as pessoas se aglomeram mais. Pode até ser, mas todo bom médico recomenda que seus pacientes se agasalhem adequadamente, para proteger-se da ação do frio. Estamos tão desacostumados com o frio que, numa falta de atenção, podemos sair de casa mal agasalhados e acabar sendo surpreendidos por uma mudança de tempo brusca. As crianças e idosos são mais vulneráveis à falta de agasalho, por isso é preciso cuidado redobrado com eles.

Se a medicina convencional não valoriza o frio, as medicinas tradicionais dizem que ele é o principal fator e que os vírus se aproveitam de uma maior fragilidade das nossas defesas nessa época. Por isso daí vem vários conselhos simples para se proteger. Um cachecol protegendo o pescoço é importante, na visão da medicina chinesa, já que aí se situam os pontos onde ela acredita que o frio penetra no organismo.

Bebida quente e ervas 'amornantes'

Outro cuidado sugerido pelas medicinas tradicionais, também prazeroso, é tomar com frequência bebidas quentes. Uma xícara de chá ou café quente vem bem a calhar nos dias frios. Algumas ervas que podem ser colocadas nos chás são chamadas de “amornantes” pela medicina chinesa e ayurveda. Isso significa que elas podem proteger contra as doenças causadas pelo frio. A canela, o gengibre, a erva-doce e a pimenta do reino são algumas das plantas comuns que exibem essas características. Algumas plantas brasileiras também possuem essa tradição como a erva-mate.

Continua após publicidade

Dieta para o frio

Algumas modificações na alimentação são recomendadas pelas medicinas tradicionais. Deve-se evitar as saladas e outros alimentos frios como sorvetes. No seu lugar podemos colocar uma entrada quente como uma sopa e outros alimentos previamente aquecidos. As medicinas tradicionais ainda recomendam evitar excesso de alimentos de natureza “refrescante” como laticínios.

Vacina

Continua após publicidade

Há uma medida convencional que ajuda muito que é a vacinação. Pessoas idosas (acima do 60 anos) ou aqueles que costumam ter gripes frequentes devem se vacinar contra gripe. A vacina contra gripe cobre apenas um tipo de vírus chamado de influenza. Entretanto, esse é o vírus que causa as gripes mais severas. Existe também uma vacina contra o pneumococo – bactéria que causa pneumonia. Essa vacina é recomendável para pessoas com problemas pulmonares crônicos, doenças que enfraquecem a imunidade ou que tiveram pneumonias de repetição.

Plantas que estimulam a imunidade

Existem algumas plantas medicinais que estimulam a imunidade e podem reduzir a chance de contrair um resfriado. Entre essas plantas a mais estudada é a equinácea (Echinacea purpúrea ou E. pallida).que era usada pelos índios norte-americanos no tratamento de infecções. Apesar de haver algumas divergências e alguns trabalhos científicos que não mostraram resultados, em outros onze estudos clínicos a equinácea demonstrou ser ativa contra infecções, incluindo resfriados.

Existem também algumas plantas medicinais que exibem atividade antiviral “in vitro” (ou seja em condições experimentais em laboratório). Elas ainda não possuem comprovação clinica de que funcionam na gripe, entretanto há uma forte informação etnobotânica (ou seja da medicina popular) do seu uso em viroses respiratórias. Entre as mais estudadas temos a alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) e a melissa ou erva-cidreira (Melissa officinalis). Essas plantas podem ser usadas na forma de chá (infusão) logo no momento que aparecem os primeiros sintomas de virose, na tentativa de atenuá-los e reduzir o tempo de doença.