Mitos e verdades sobre gripes e resfriados

Da Redação

Qual a diferença entre entre gripe e resfriado?

Continua após publicidade

Resposta: As gripes são provocadas pelo vírus Influenza e têm início abrupto. Os principais sintomas são a febre alta, tosse seca e dor de cabeça que podem durar de duas a três semanas. Já os resfriados podem ser causados por diversos vírus, mas são menos intensos e de recuperação mais rápida. São marcados por tosse, irritação na garganta, dor de cabeça e febre, além de coriza e obstrução nasal.

Como os vírus são transmitidos?

Resposta: Os vírus são transmitidos por gotículas de secreção expelidas pela pessoa contaminada. Apesar da forma mais comum de transmissão ser de pessoa para pessoa, também é possível contrair a doença por meio do contato com objetos contaminados, tais como talheres e teclados de computador.

Gripes e resfriados estão relacionados com o frio (“tomar gelado”, andar descalço, etc.)?

Continua após publicidade

Resposta: As infecções não estão relacionadas com a baixa temperatura ou a exposição ao frio. A transmissão é feita por meio do contato com pessoas e/ou objetos contaminados. Isso significa que uma pessoa mal agasalhada exposta ao frio não está mais sujeita às doenças. O que acontece é que durante o período de inverno (temperaturas baixas), as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, onde há pouca circulação de ar, facilitando a transmissão dos vírus.

Qual o papel da vitamina C em relação a gripes e resfriados?

Resposta: Estudos sugerem que o uso contínuo da vitamina C reduz a duração e gravidade dos sintomas de episódios de resfriado comum. De acordo com o nutrólogo Dr. Daniel Magnonido (Hospital do Coração), a vitamina C promove resistência a infecções por meio da atividade imunológica dos leucócitos, da produção de interferon (glicoproteinas capazes de inibir a replicação viral em células de vertebrados), do processo de reação inflamatória ou da integridade das membranas das mucosas.

Continua após publicidade

Combinada ao zinco, a vitamina C atua na formação e funcionamento das células de defesa. O zinco é um mineral importante também para a formação de linfócitos e produção de anticorpos. A deficiência ou má ingestão diária dessas substâncias pode debilitar o sistema imunológico que fica mais propenso a vírus e bactérias, causadores de doenças, como a gripe.

Existem medicamentos capazes de curar a gripes e resfriados?

Resposta: Os analgésicos e os antigripais disponíveis no mercado não curam, mas aliviam os sintomas das doenças. Além disso, o repouso é fundamental para ajudar o corpo a se recuperar, assim como o uso da vitamina C e do zinco para ajudar o sistema imunológico no combate às infecções.

Quem toma vacina está livre de contrair gripe?

Resposta: A vacina previne a gripe, mas não elimina totalmente a chance de contaminação. Como o vírus transmissor sofre mutações, a vacina precisa ser alterada todos os anos, com o objetivo de proteger contra as variações mais comuns.

É possível evitar gripes e resfriados?

Algumas práticas podem diminuir o risco de contágio:

– Manter os ambientes arejados;

– Evitar locais com ar-condicionado (que muitas vezes seca o ar a ponto de provocar a desidratação do muco protetor da nasofaringe, o que permite que o vírus se instale mais facilmente);

– Evitar ambientes fechados com grande acúmulo de pessoas;

– Manter uma alimentação balanceada rica em vitamina C e zinco e buscar suplementação quando necessário.