Qual é a diferença entre grupo, equipe e time?

por Roberto Santos

Resposta: Muito interessante sua pergunta, pois trata-se de um assunto estudado e pesquisado há mais de 40 anos, pelo menos: Qual a diferença entre um grupo e uma equipe ou time de pessoas.

Continua após publicidade

Time

Quando usamos a palavra time, que pode ser usada como sinônimo de equipe, até conseguimos ver nosso time preferido de futebol ou as feras de vôlei do Bernardinho, por causa do uniforme que usam, trazendo um emblema, flâmulas, hinos, bandeiras, etc. Porém, isso não significa que times e equipes têm que usar uniforme ou praticar algum esporte para serem considerados como tal. Então, o que diferencia a multidão que vai num domingo assistir o clássico de Palmeiras x Corinthians, do grupo de torcedores que se alinham numa torcida e dos times que estão jogando? Qual a diferença entre multidão, grupo e equipe (ou time)?

Multidão

Uma multidão é um agrupamento de pessoas que não necessariamente tem um objetivo comum. Ainda que os torcedores que vão a um estádio estejam lá para assistir um jogo, o que vão fazer lá além disso, para quem vão torcer, ou se vão para se divertir ou para brigar.

Continua após publicidade

Torcida e grupo

Uma torcida uniformizada já pode ser encarada como um grupo, pois seu objetivo principal é se reunir no estádio para torcer para o mesmo time.

Equipe

Continua após publicidade

Agora, quem está lá no campo, forma (ou deveria…) uma equipe, isto é, um grupo de pessoas com talentos complementares, engajadas num propósito e tática comuns, com os quais se mantêm mutuamente responsáveis. Então a existência de talentos complementares, além de um propósito bem definido e claro para seus membros, e uma abordagem para atingir o objetivo à qual todos seus membros se alinham e se comprometem.

Os uniformes, bandeiras e hinos até ajudam para dar a identidade e unir o time em torno de alguns símbolos, mas é só brotarem egos que se julgam maiores do que os símbolos e hinos que a equipe pode voltar a ser um bando de jogadores, com o tempo, perdedores.