Comer em frente à TV é o pior hábito alimentar

por Adriana Kachani

As pessoas imaginam que nutricionistas sejam tabelas nutricionais ambulantes. Na verdade, não sabemos quantas calorias têm cada alimento, mas sabemos do que é composto cada alimento. Sendo assim, fica fácil imaginar se ele é um alimento muito calórico ou não. Eu adoro ler naquelas revistas de dieta a coluna em que se compara o valor energético de um alimento muito calórico com outros alimentos menos densos, sugerindo trocas inteligentes para uma dieta de redução de peso.

Continua após publicidade

Existe a cultura do quanto mais gordura, mais gostoso o alimento é. Sim, a função da gordura é dar palatibilidade aos alimentos. Mas hoje em dia as técnicas dietéticas evoluíram tanto, que isso não precisa ser necessariamente uma verdade. Antigamente sem microondas e sem esses fabulosos grills elétricos, nossa vida era muito mais difícil.

É comum pessoas se sentarem a minha frente no consultório e dizerem que ser gordo é uma sina, uma vez que vêm de famílias onde todos possuem excesso de peso. O Consenso Europeu de Obesidade na Infância chama atenção para o fato de que somente 5% das causas de sobrepeso e obesidade estão relacionadas a problemas hormonais, genéticos ou sindrômicos.

Isso significa que 95% dos casos estão relacionados ao estilo de vida. Repetimos ações aprendidas com nossos pais. Poderíamos cortar alguns hábitos culturais que adicionam muitas calorias às refeições.

Por exemplo: quem estipulou que após coar a água do macarrão temos que bezuntá-lo com margarina, azeite ou óleo? Ao colocarmos o molho, este, que contém bastante água, deixará a preparação bem soltinha. Por que, ao ver um delicioso pedaço de pizza no nosso prato, temos que regá-lo com azeite?

Continua após publicidade

Os maus hábitos alimentares não estão somente relacionados à adição de gordura. E a história de colocar açúcar na salada de frutas? Por acaso colocamos açúcar nas frutas? A salada de frutas nada mais é do que um monte de fruta junta, não necessita de açúcar. Conheço crianças que nunca provaram morangos sem açúcar. Ou mesmo nunca provaram leite sem açúcar. O leite é, pela sua composição, naturalmente doce. Para aqueles que já foram acostumados pelas mães desde a infância com o sabor modificado do leite, que tal acrescentar canela no lugar do açúcar? Queremos mimar nossos filhos e muitas vezes nem percebemos o estrago que fazemos.

Por que após coar a água do macarrão, colocamos margarina, azeite ou óleo? Por que regar a pizza com azeite? Por que colocar açúcar no leite, na salada de frutas?

Na escola das minhas filhas as mães armaram uma briga enorme, pois não serviam suco na hora do almoço. Esse é outro mau hábito cultural. Quem disse que temos que tomar suco? Na verdade, ninguém necessita tomar suco, mas sim, comer frutas.

Continua após publicidade

Além de todas as vitaminas presentes no suco, a fruta in natura tem fibras e todos os seus benefícios agregados. Para produzir um suco de laranja precisamos de até três frutas – dependendo do caso, isso pode significar o total das necessidades diárias desse grupo alimentar.

Mas acho que o pior dos hábitos alimentares é comer em frente à TV. Parece um ato inconseqüente, mas quem consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo? Mas tem de ser bem-feitas. Neste caso, quem sempre sai perdendo é a dieta: ao nos concentrarmos na TV perdemos a noção do quanto estamos comendo, e acabamos ingerindo muito mais do que deveríamos.

Ou seja, muitas vezes não conseguimos entrar com força total numa dieta, mas podemos modificar pequenos hábitos de nossa rotina para reduzir os danos de uma dieta extremamente calórica. Faça as contas – pode valer a pena!