Hatha yoga possibilita alcançar o autodomínio

por Emilce Shrividya Starling

Certa vez um Mestre comparou a mente humana a um macaco que bebeu vinho e saltou de árvore em árvore frutífera, bêbado e trôpego, até esbarrar num ninho de vespas. E na medida em que era picado, gritava e saltava com ira e dor.

Continua após publicidade

E o Mestre continuou dizendo a seus discípulos: “A mente humana é irrequieta como esse macaco. Embriagada pelo vinho do desejo, pula cegamente de um prazer para outro. Atacada por vespas do ciúme, da ganância e do orgulho, debate-se furiosamente de ódio. Portanto, os maiores conquistadores da Terra são aqueles que conquistaram suas próprias mentes”.Ao ouvir essa afirmação você deve estar se perguntando: será possível dominar essa mente tão ansiosa, tão instável e alcançar a paz?

Sim. É possível esta grande conquista através dos sábios ensinamentos do yoga. Com essa prática acalmamos as ondas agitadas das mentes consciente e subconsciente e alcançamos a paz interior do estado superconsciente do Ser interior.

Essa jornada interna começa no aperfeiçoamento do corpo físico com a prática da hatha yoga. O corpo é um veículo importante para essa viagem interior e precisa ser purificado e fortalecido.

Através dos asanas, que são posturas psicofísicas, melhoramos a saúde física, a saúde mental e emocional. Esses asanas fazem parte de um sistema científico de exercícios que os mestres de yoga desenvolveram há milhares de anos.

Continua após publicidade

Além de manter a saúde física, estimular a circulação, o tônus muscular, a flexibilidade das articulações, massagear os órgãos internos, também ajudam a acalmar e controlar a mente.

Muitas pessoas pensam que a hatha yoga é apenas para relaxar e é muito lento sendo apenas para pessoas idosas. Outras acham que para praticar hatha yoga terão que fazer as posturas difíceis que vêem nas revistas.

Isto não é verdade. As posturas não são extenuantes mas, na hatha yoga, nós buscamos duas energias: com movimentos mais dinâmicos buscamos a energia quente, que gera o auto-esforço, a determinação, o dinamismo; e com movimentos lentos, buscamos a energia suave, que gera a amabilidade e serenidade.

Continua após publicidade

Alternamos as posturas com períodos de completa imobilidade (meditação e relaxamento), com a respiração mais profunda, que proporciona um relaxamento profundo aos músculos e nervos. Buscamos o caminho do meio, o entusiasmo e a paciência, a firmeza e a leveza.

Durante a prática dos asanas do yoga, o prana que é a energia vital, ao invés de ser gasto é aumentado. Desta maneira, se você pratica com regularidade, você acumula muita energia interna que pode ser utilizada para atingir níveis elevados de consciência.

Você aprende a aquietar os nervos e o corpo físico e a mantê-lo quieto por algum tempo. Assim você desenvolve o controle sobre o sistema muscular e sistema nervoso, conseguindo o equilíbrio físico que é muito importante para a prática da meditação. Você purifica o corpo e prepara sua mente para experimentar a tranqüilidade mental.

Além disso, as posturas do yoga têm um efeito muito importante sobre as glândulas endócrinas. Essas glândulas têm uma forte influência nas emoções e nos estados de consciência. A leve pressão dos asanas nas diversas glândulas endócrinas interfere na parte hormonal e proporciona equilíbrio emocional e serenidade.

A mente se acalma naturalmente. Você aprende a se concentrar sem esforço, vivendo o momento presente, dissolvendo as ansiedades, experimentando bem- estar e apaziguamento.

Pratique a hatha yoga e sinta mais amor por você mesmo, escolhendo o melhor para você. Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!