Hidrate joelhos, calcanhar e cotovelos com receitas caseiras

por Sonia Corazza

Muito fácil cuidar da pele do rosto, afinal existem tantas ofertas de bons produtos no mercado. Igualmente tranquilo tratar a celulite, gordura localizada, até estrias e flacidez- o mercado também é pródigo com boas fórmulas. Mas quando a gente fala de zonas menos nobres, como joelhos, cotovelos e calcanhares, o que aparecem são produtos muito generalizados, que proporcionam uma super-hidratação, sem nenhuma especificidade. De fato ainda não existe nada voltado diretamente para essas regiões “áridas” da pele, então o que fazer?

Continua após publicidade

Vamos falar sobre como você pode cuidar desses pontos esquecidos pela indústria cosmética, com receitas caseiras, simples de fazer, seguras e muito eficientes.

Nunca se esqueça que para começar é importante falar de regras básicas:

Todos os ingredientes que você vai escolher devem ser frescos e perfeitos, mantidos à temperatura ambiente.

Faça a quantidade indicada na receita, suficiente para uma ou duas aplicações, mantenha o restante na geladeira num pote plástico ou de vidro bem fechado, por 3 dias, no máximo.

Continua após publicidade

Use essas receitas preferencialmente no final de semana, quando você tiver um tempo para relaxar e aproveitar os benefícios desse verdadeiro carinho que cura.

Hidratar joelho e cotovelo

A massagem feita com uma pequena quantia de óleo de oliva morno amacia a pele queratinizada dessa região, tornando-a mais protegida e resistente a desidratação. Escolha um azeite de primeira pressão, extraído a frio e coloque numa colher, pois esse é o melhor tipo de óleo de oliva, no qual os acidos graxos e linoleico foram preservados. Aqueça ligeiramente na chama do fogo baixo e aplique sobre a pele, realizando movimentos suaves e circulares. Deixe agir 30 minutos e enxágue.

Continua após publicidade

Esfoliar calcanhar

Prepare uma mistura com ½ xícara (chá) de sal grosso, 1 colher de folhas de alecrim fresco picado e 2 colheres (sopa) de óleo de oliva. Massageie nos pés, caprichando na região do calcanhar e nas extremidades externas. Em seguida mergulhe os pés numa bacia com água morna, quase quente e despeje o resto da mistura dentro. Permaneça em repouso por 15 a 20 minutos e aproveite para descansar.

Em seguida massageie os pés com manteiga de cacau e calce meias de algodão, essas vão melhorar a absorção dos componentes emolientes, doando maciez e suavidade à pele.