Será que você realmente limpa os dentes de forma correta?

Da Redação

Responsáveis pela mastigação, estética e fonética de qualquer pessoa, os dentes interferem diretamente na saúde do organismo. Entretanto, muitas vezes por desconhecer os cuidados necessários para uma correta higienização, erros são cometidos. O enxaguatório bucal é um grande exemplo, com a correria do dia a dia e a falta de paciência para passar fio dental, a substituição errônea da fita pelo prático antisséptico é comum nos dias atuais.

Continua após publicidade

Antisséptico bucal substitui fio dental?

O Dr. Sidnei Goldmann, especialista em implantodontia e clareamento alerta que o enxaguatório não substitui o fio. O antisséptico bucal serve para proteger a boca que já deve estar limpa. O produto tem ação bactericida e germicida e não a função de eliminar resíduos de alimentos presos entre os dentes como a fita dental.

Qual escova limpa melhor? A dura ou a macia?

Outro fator que ainda causa dúvida é a escolha da escova dental. Hoje, o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos, será que a escova dura tira mais sujeira dos dentes que a macia? A maioria dos dentistas afirmam que a escova macia é melhor para remover a placa bacteriana e as sujeiras dos dentes. Por ser mais flexível, a macia, além de não agredir a gengiva, chega facilmente em todos os cantos do dente”, ressalta Goldmann.

Continua após publicidade

Chiclete sem açúcar protege os dentes contra as cáries?

Uma informação que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença é a que o chiclete sem açúcar pode proteger os dentes contra as cáries. O chiclete aumenta a salivação e a saliva ajuda fazer a limpeza nos dentes. Gomas de mascar que contém sorbitol (substância produzida a partir da hidrogenação da glicose) pode auxiliar na prevenção. Entretanto, é necessário ressaltar que ajuda a proteger os dentes, mas não substituem o uso do fio e da escovação” comenta.

Mitos e verdades sobre higiene e saúde dos dentes

Continua após publicidade

– Clareamento dental sensibiliza os dentes (MITO)

– Passar o fio dental uma vez por semana é suficiente (MITO)

– Escovação da língua só é eficiente quando efetuada por limpadores (MITO), pois as escovas de dente também conseguem eliminar as sujeiras da língua perfeitamente.

– Bicabornato de Sódio ajuda a clarear os dentes (VERDADE).

– Dentes sensíveis se fortalecem com flúor (VERDADE).

– O dente do 3º Molar (siso) sempre deve ser extraído (MITO).

– O refrigerante pode causar cárie. (VERDADE).

– Os dentes escurecem quando fumamos (VERDADE).

– Chá-verde escurece os dentes (MITO).