Qualidade do sono é essencial para desempenho escolar e profissional

Da Redação

Se no período de estudos fazemos muitos amigos, crescemos como seres humanos e ganhamos uma visão ampliada do mundo, por outro, é o período de desgaste físico, psicológico e emocional.

Continua após publicidade

A rotina corrida de acordar cedo, ir para o trabalho ou estágio, almoçar e ler ao mesmo tempo, sair da empresa, ir para a escola ou faculdade, voltar para casa, desenvolver uma atividade escolar, tomar banho, comer algo prático e, só depois de tudo isso, enfim, dormir, não é nada fácil.

Privar-se do sono pode ser um grande problema na vida do estudante, pois uma noite maldormida é suficiente para diminuir o reflexo, alterar a personalidade, causar irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da fadiga e do estresse.

"É importante lembrar que temos uma fase do sono, chamada REM, que é a responsável pelo processamento de informações e fixação da memória. Ou seja, nunca, em véspera de provas, passe a noite em claro, pois tudo o que você aprendeu, pode ser perdido", explica o Prof. Dr. Luis Vicente Franco Oliveira, coordenador do Laboratório do Sono de uma universidade paulistana.

Como não é possível abrir mão das atividades desenvolvidas no dia-a-dia, o ideal para o estudante é aproveitar para ter qualidade nas horas em que dorme. Para isso, é necessário manter a higiene do sono.

Continua após publicidade

Faça a higiene do sono

– Evite a prática de atividades físicas intensas antes de se deitar;

– Durma sempre no mesmo horário;

Continua após publicidade

– Não deixe luzes acesas na hora de dormir e fique no máximo de silêncio possível;

– Não tenha televisão no quarto e não durma ouvindo música;

– Evite refeições pesadas antes de ir para cama e não durma com fome;

– Evite substâncias estimulantes como café, chás pretos e refrigerantes à base de colas.

Para não ter sono durante o dia, o ideal é ficar exposto à luz solar, de preferência, sem óculos escuros.

"Nós temos um hormônio, chamado melatonina, que é um indutor do sono. Ele é gerado quando estamos no escuro ou fechamos os olhos. Por outro lado, se não nos expusermos à luz solar, será reduzida a sua formação e teremos menor propensão de sentir sono", exemplifica.