Lenda: a batalha da Deusa Kali

por Gilberto Coutinho

Maa Kali – mãe Kali – é a temível forma da deusa Durga, uma das manifestações da deusa Parvati. De acordo com a tradição, os demônios Shambhu e Nishambhu, durante muito tempo, perturbaram a paz do deus Indra e do céu. Após muitas batalhas, os demônios tornaram-se mais fortes. Os deuses foram buscar refúgio nos Himalayas, a morada do Senhor Shiva e Parvati. Eles buscaram proteção na deusa Shakti – aspecto feminino de deus. Kali, deusa negra com seu aspecto horrendo, então, nasceu da fronte de Durga para salvar o céu e a terra do ataque dos demônios.

Continua após publicidade

Durante a batalha, Kali perdeu totalmente o controle e começou a matar qualquer pessoa que entrasse em seu caminho. Os deuses correram para salvar suas vidas. O único refúgio era o Senhor Shiva. Kali fez uma guirlanda com as cabeças dos demônios e passou a usá-la ao redor de seu pescoço. Na tentativa de detê-la, Shiva jogou-se ao chão e sob o pé de Kali. Surpresa, ao ver Shiva, Kali colocou para fora sua enorme língua e interronpeu imediatamente a matança.

É comum esta imagem de Kali: usa uma tika laranja – espécie de ornamento – sobre a cabeça e com seus quatro braços; em cada uma das três mãos, segura uma arma sagrada e, com a quarta, pelos cabelos, a cabeça decapitada de um demônio; um de seus pés sobre o peito de Shiva, que está deitado ao chão; assustada com sua enorme língua para fora da boca.

Kali deusa negra (imagem ao lado) possui o atributo de salvar o céu e a terra do ataque dos demônios

Kali Puja, ou a saudação a Kali, é um festival anual de Bengala que ocorre no mês de novembro, oferecido para destruir todos os males e aumentar a prosperidade, similar ao Durga Puja. O centro de adoração à deusa Kali localiza-se no templo de Kalighat, nas encostas do rio Hooghly, em Calcutá (*) – West Bengal.

Continua após publicidade

(*) O nome Calcutta derivou-se da palavra Kalighat.