O que é ser uma ‘pessoa de conhecimento’?

por Carminha Levy

Pioneiro no retorno do sagrado, Castaneda, no seu livro A Erva do Diabo, passa-nos o ensinamento mais sábio de Don Juan: os quatro inimigos naturais do *homem em busca do conhecimento.

Continua após publicidade

O primeiro inimigo é o medo; traiçoeiro, dissimulado. Se o homem, apavorado com sua presença, foge, terá posto um fim à sua busca. Nunca aprenderá sobre ser um homem de conhecimento. Só enfrentando-o e vencendo-o, adquire a clareza de espírito que o leva a conhecer seus desejos e como satisfazê-los. Ele sente que a clareza de espírito é viva e cerca tudo.

Ele encontra, assim, seu segundo inimigo: a clareza que o cega e que lhe dá a segurança de que pode fazer o que bem entender. Mas tudo isto é como uma coisa incompleta, um engano que o levará a se tornar não um guerreiro valente, mas sim um palhaço, porque a clareza que o cegou paralisou seu desejo de aprender.

Só quando consegue ultrapassar a clareza e usá-la só para ver com cuidado, que ela é quase um erro e apenas um ponto de vista, ele derrotará seu segundo inimigo. Mas esta vitória liberta seu terceiro inimigo, o poder.

Venceu o medo, com a clareza vê tudo que está em volta e agora o seu desejo é ordem. O poder é o mais forte de todos os inimigos e o transforma num homem cruel e caprichoso – o poder é uma carga no seu destino, pois ele não tem poder sobre si.

Continua após publicidade

Mas, se ele vencer o medo, a clareza e o poder, procurando aprender sem se deixar tomar por seus inimigos – pois a falta de controle sobre si mesmo é pior que os erros – haverá um ponto em que tudo estará controlado. Chega ao fim a jornada do saber e quase sem perceber encontrará seu quarto e último inimigo, a velhice, o único que não conseguirá derrotar totalmente, mas apenas afastar mais, lutando contra o desejo irresistível de descansar. Se se afundar na fadiga, perdeu seu último round. Seu desejo de se retirar dominará sua sabedoria. Mas, se o homem sacode sua fadiga e vive seu destino completamente, alcançará a sabedoria. Então poderá ser chamado, sim, um homem de conhecimento.

*Palavra homem no texto é para os gêneros masculino e feminino