Faça em casa uma horta de ervas aromáticas

por Jocelem Salgado

Que tal preparar uma pizza de manjericão com as folhinhas colhidas na varanda? Ou temperar seu peixe com pimentas retiradas do quintal? Além de elogiar o sabor, os convidados vão se sentir homenageados quando você convidá-los a conhecer a "horta" de onde foram colhidos os temperos.

Continua após publicidade

Saber que as plantinhas estão ao alcance da mão só aumenta o prazer de caprichar nos pratos e nas receitas, por mais simples que sejam. E cozinhar e comer com prazer são sentimentos tão importantes quanto selecionar corretamente nossos cardápios, pois o delicado processo de planejar espaços com luz e ar fresco, semear, regar as plantinhas diariamente, além dos benefícios dos vegetais em si, com certeza proporciona boas horas de higiene mental.

As plantas caseiras são, em sua maioria, de fácil plantio e cuidados básicos. Nada sofisticado ou complexo. Sua utilidade pode variar, desde as medicinais, até as condimentares, passando pelas aromáticas.

A seguir algumas das plantas que podemos cultivar no espaço da nossa casa ou apartamento. É importante que a terra esteja bem adubada e as plantas fiquem em espaços arejados e com pelo menos um momento de luz ao dia. Um outro processo de cultivo, a hidroponia – cultivo sem terra, apenas com água e nutrientes – é mais complexo e requer mais espaço e conhecimento de outras técnicas.

ALECRIM: realça o sabor de aves e da carne de carneiro, suas folhas contém um óleo que é empregado em ungüentos contra dores musculares. Acredita-se que o chá de alecrim alivia as dores de cabeça.

Continua após publicidade

ALFAVACA: arbusto originário do Brasil, de múltiplas utilizações. Na culinária é usada em sopas e molhos, possuindo propriedades digestivas, antiflatulências, anticatarrais e antiasmática. É considerada benéfica também contra problemas urinários.

ARTEMISIA: utilizada em sopas e assados. É indicada, segundo alguns autores como estimulante do apetite, contra dores de cabeça, enxaquecas, cólicas e doenças das juntas como reumatismo e artrite.

CEBOLINHA: irmã caçula da cebola, realça o sabor de batatas, sopas e cozidos. A cebolinha contém enxofre que pode reduzir a pressão arterial se consumida em grandes quantidades.

Continua após publicidade

COENTRO: o sabor forte de suas folhas enriquece molhos e pratos à base de aves e vegetais. Recomenda-se mascar folhas ou as sementes para alívio da indigestão.

MANJERICÃO: base de diversos pratos, o manjericão, quando utilizado em grandes quantidades, funciona também como fortificante e antigripal. Acredita-se que o óleo desta planta sirva como repelente contra insetos.

SALSA: quando consumida em porções de pelo menos 30 gramas, contém uma boa quantidade de vitamina C (no caso da salsa fresca), cálcio, ferro e potássio. A salsa também é rica em bioflavonóides, monoterpenos e outras substâncias anticancerígenas.

SÁLVIA: usada em muitos pratos de aves e carne de porco preparadas com recheio à base de pão. O chá de sálvia é usado como digestivo e como líquido para bochechos e gargarejos, agindo contra gengivites, aftas e inflamações da garganta.

TOMILHO: uma das ervas favoritas da tradicional cozinha italiana, o tomilho é usado também em chás, para aliviar distúrbios intestinais, em gargarejos contra inflamações da garganta e em xaropes, para tratamento de tosses e congestões respiratórias.

LOURO: usado como tempero de sopas, guisados e cozidos, as folhas de louro também podem ser utilizadas em chás, proporcionando alívio contra gases.

ORÉGANO: muito utilizado em recheios, saladas e pratos à base de tomate, as folhas de orégano são consideradas digestivas e descongestionantes.

Cabe a cada um de nós escolher nosso aroma preferido, a planta mais fácil de cultivar no espaço disponível. E aproveitar os incontáveis benefícios das plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

As plantas e a saúde

Diante de tudo que foi exposto podemos afirmar que a forma mais adequada de utilizar as plantas para manter uma boa saúde e curar pequenos distúrbios é adotá-las na alimentação diária. Tanto os chás quanto os temperos à base de ervas aromáticas medicinais, quando usados de forma correta só trazem benefícios ao nosso organismo. E essa é a melhor parte porque enquanto incluímos novas opções de chás em nosso dia a dia e tornamos os alimentos mais saborosos, estamos contribuindo para a melhoria de nossa saúde.

Cada um precisa encontrar seu momento do dia para relaxar e cuidar da saúde. O ritmo acelerado das atividades muitas vezes nos rouba minutos preciosos para cuidados mínimos com a alimentação, higiene, e ficamos atropelados pelas tarefas.