Inversão de papéis entre pais e filhos é causa comum de conflitos

por Saulo Fong

Uma das causas mais comuns de conflitos internos e familiares ocorre quando pais e filhos trocam de papéis no sistema familiar.

Continua após publicidade

Existe uma hierarquia natural determinada pela própria vida onde os pais se encontram sempre acima dos próprios filhos, afinal esses só tiveram a chance de estar vivos por causa de uma ação dos pais.

Quando os filhos colocam-se numa postura superior ou acima dos próprios pais, eles acabam indo contra uma ordem natural da vida causando conflitos internos e tensões nos relacionamentos familiares.

O mesmo pode ocorrer quando os pais se colocam abaixo ou numa postura inferior aos próprios filhos.

Somente uma pessoa pode ocupar um papel de cada vez na dinâmica entre pais e filhos. Colocar-se acima ou abaixo de uma outra pessoa pode acontecer quando nos sentimos superiores ou inferiores a alguém, ou quando agimos como tendo mais ou menos poder que uma outra pessoa.

Continua após publicidade

Na infância raramente existe essa troca de papéis entre pais e filhos justamente devido à dependência que as crianças tem de seus pais. Entretanto, conforme a criança se torna adulta e conquista sua independência, é comum que algumas pessoas se sintam melhores ou maiores que os próprios pais, ou que os pais se sintam piores ou menores que os próprios filhos. Algumas vezes essa inversão de papéis é nítida até mesmo no comportamento quando observamos filhos tratarem pais como crianças. A inversão de papéis pode se agravar em algumas pessoas conforme os pais vão envelhecendo e perdendo a capacidade de cuidar da própria saúde.

Humildade contribui para o desempenho equilibrado de papéis

Caso os pais necessitem de auxílio físico devido à idade avançada, é importante que os filhos consigam manter o sentimento de humildade perante aqueles que lhe deram a vida. Essa postura colocará cada um no seu devido lugar. E você? Como se coloca em relação aos seus pais e aos seus filhos? Lembre-se que o rio flui em apenas um sentido.

Continua após publicidade