Gostaria de saber como ficar mais otimista?

por Rosemeire Zago

Resposta: Ficar mais otimista é uma questão de postura diante da vida e, principalmente, das situações. Como comenta o I Ching, o oráculo de sabedoria chinês, "As situações não são nada, nossa atitude diante delas é tudo". Não há receita mágica para mudar atitudes, mas comece observando mais suas reações diante das mais diferentes situações. Você já parou para pensar no significado em ser ou não otimista? Sendo pessimista como se sente? E otimista? Experimente! Quando tiver, por exemplo, algum pensamento negativo, imediatamente o identifique e busque um outro pensamento, porém, positivo.

Continua após publicidade

Valorize também suas conquistas, cada uma delas. Isso o ajudará a perceber que deve ter muito mais motivos a celebrar do que se lamentar. Aos poucos irá experimentar a sensação de viver dentro de uma energia positiva e com certeza, gostará disso!

Meu marido é muito irresponsável com suas dividas. O que devo fazer?

Resposta: Creio que isso já tenha sido motivo de muitos conflitos entre vocês. Pela sua observação ele é irresponsável com as dívidas, não as paga, gasta o dinheiro com outras coisas ou compra mais do que pode. O que você já fez? Será que ainda falta algo a fazer? Quem pode fazer não é você, mas sim ele, não acha? O mais indicado é ele se conscientizar das conseqüências da irresponsabilidade e para isso é preciso reconhecer tal atitude. Ele consegue fazer esse reconhecimento? Quem controla os gastos dele, o dinheiro dele? Quem o socorre quando fica no vermelho? Você age como a mulher que o apóia, conversa, ajuda a pensar, ou como a mãe que o socorre sempre que precisa? Proponha uma planilha para maior controle, onde você, se ainda estiver disposta, poderá ajudá-lo, mas se perceber que o impulso dele está sem controle, busque um profissional – psicólogo ou psiquiatra – para uma melhor avaliação.

Amizade íntima com funcionária. Será que pode?
Tinha uma excelente amizade por uma funcionária minha. Tratava-a muito bem, até melhor do que as outras, com respeito e admiração. Ela era muito legal e passávamos ótimos momentos no trabalho, conversando e dando apoio um ao outro. De uma hora para a outra sem explicação, passou a se distanciar de mim e me ignorar. Perguntei o motivo, mas ela não quis falar. O que fazer?

Continua após publicidade

Resposta: O que você deseja fazer? Se já perguntou o motivo do afastamento dela, e ela não quis falar, nesse momento o mais indicado é respeitá-la, concorda? Afinal, você diz que já a tratava assim. Já pensou nos inúmeros motivos que fizeram com que se afastasse? Ela pode ter se distanciado sem explicação, mas com certeza, motivos devem ter existido. Mas procure aprender algo com essa situação. Você escreve: "tratava-a muito bem, até melhor do que as outras…" Pense melhor sobre isso. Será que essa amizade dentro do campo profissional, mesmo local de trabalho, fazendo diferença entre o tratamento com os demais, não era percebido por outras pessoas? Não pensa que agindo assim, poderia obter uma repercussão negativa em sua própria imagem? Todas as situações podem nos ensinar algo, por mais dolorosa que possa ser, procure você mesmo aprender com tudo isso.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento