Entenda o significado da impermanência

por Emilce Shrividya Starling

A impermanência influencia toda a nossa vida, como também o ambiente terrestre. Tudo está em constante mutação. A impermanência impregna nossa existência e faz parte de nossa condição humana. Podemos observar quantas mudanças ocorrem tanto em nossa vida como na vida de nossos familiares e amigos. Através delas podemos largar nossos apegos e medos, vivenciando o desapego, a renúncia, a aceitação.

Continua após publicidade

Muitas mudanças ocorrem inesperadamente, umas boas e outras difíceis de enfrentar e de aceitar. Porém essas mudanças trazem crescimento e maturidade. Precisamos aprender com as lições que a vida nos dá, contemplando que virtudes o universo deseja que desenvolvamos.

O sofrimento é uma oportunidade para transformar nossas emoções. Podemos nesses momentos difíceis encontrar a força interior, coragem e energia que podem nos apoiar e sustentar. Quando compreendemos a impermanência dos acontecimentos em nossas vidas, podemos nos adaptar mais facilmente a todas as situações e mudanças, sem ficarmos agarrados a elas.

Quando somos confiantes e fortes, podemos superar nossas dificuldades com mais facilidade. Aprendemos a dar valor principalmente ao fato de estarmos vivos nesse exato momento e nosso coração se torna agradecido pelo simples fato de estarmos nesse planeta Terra, tão abençoado, aprendendo, evoluindo; desenvolvendo virtudes como a tolerância, a paciência e a compaixão.

Estamos em constante luta com nossa mente cheia de desejos e apegos e isto gera dor e frustração. Nossos padrões mentais e nossos hábitos são difíceis de mudar. Estamos sempre repetindo os mesmos padrões que muitas vezes são destrutivos e nos causam conflitos interiores.

Continua após publicidade

Às vezes é mais fácil renunciar às coisas materiais do que renunciar aos apegos emocionais como o ganho e a perda, o prazer e a dor, o elogio e a censura. Isto porque os apegos estão em nossa auto-imagem e não queremos deixá-los partir, fazem parte de nossa personalidade. Eles exercem muita influência sobre nós, nos retém como se estivéssemos em uma prisão.

Precisamos contemplar por que nos apegamos tanto a esses padrões e hábitos negativos, a estas atitudes, a essa auto-imagem que são as causas de nosso sofrimento. Precisamos despertar para o entendimento de que a solução de nossos sofrimentos vem de dentro de nós. Compreender que mudando nossas atitudes, mudando nossos pensamentos podemos eliminar muita dor e viver de uma maneira mais equilibrada e saudável.

Quando vamos nos libertando da prisão interna criada pelos condicionamentos, preconceitos, apegos, aversões, culpa, limitações e hábitos, começamos a nos aceitar, a gostar de nós mesmos. Começamos a abrir nossos corações para aceitar os outros e gostar deles da maneira que são.

Continua após publicidade

É fundamental nos libertar dos padrões negativos que geram insatisfação. Se vivermos focalizando o passado ou o futuro não lidamos com o momento presente, e assim, o momento presente não nos dá uma verdadeira satisfação. Estamos sempre esperando que no futuro algo melhor aconteça ou ficamos nos lembrando do passado, lamentando ou comparando com o nosso presente.

Estamos sempre nos preparando para a vida, sem vivê-la plenamente. Precisamos aprender a viver o momento presente, pois se vivemos nos focando no passado ou no futuro estaremos sempre ansiosos, frustrados, insatisfeitos e infelizes.

A maioria das pessoas passa o tempo se preparando para o trabalho e o prazer. Preparam-se para as férias, feriados, passeios, divertimentos, mas depois ficam frustradas porque voltam de seu lazer e continuam insatisfeitas. É importante compreender que nós levamos a nós mesmos aonde vamos, e que não podemos desfrutar de nosso lazer de maneira satisfatória se estivermos com uma mente inquieta, deprimida, ansiosa. É fundamental encontrar o equilíbrio, inspiração e serenidade dentro de nós para encontramos felicidade e satisfação tanto em nosso trabalho como no lazer.

Através da prática das posturas da hatha yoga feitas com concentração, do relaxamento, da respiração tranquila, da meditação, da meditação andando ou da meditação na ação, aprendemos a encontrar satisfação no momento presente.

Em vez de nos desgastar com pensamentos inúteis que geram tanto sofrimento e ansiedade, aprendemos a lidar melhor com nossas emoções. E vamos agindo de maneira mais construtiva, equilibrada e natural, tanto no nosso trabalho como no lazer.

Aplicando os ensinamentos do yoga vamos aceitando cada momento e aprendendo a desfrutá-lo. Podemos e devemos fazer planos para o futuro, mas não podemos viver no futuro. Na maneira que vivemos nosso presente modificaremos nosso futuro. Através da autoconfiança, do desenvolvimento de qualidades interiores, de agir corretamente, cumprindo o dharma, o dever, a retidão, tanto nosso presente como nosso futuro serão equilibrados e harmoniosos.

Como é importante compreender que só existe esse momento, que somente agora, exatamente agora, podemos desfrutar as nossas vidas, sem tantas preocupações com o futuro e sem tanta frustração com nosso passado. Nesse exato momento, tão precioso, temos a oportunidade de saborear nossas vidas e sermos mais felizes e tranquilos. Fique em paz! Deus em mim saúda Deus em você!