A aspiração involuntária de solventes no ambiente de trabalho está me afetando?

por Danilo Baltieri

"Minha esposa trabalha num firma de manutenção de alto-falantes. Ela fica durante cinco horas aspirando cola de sapateiro, pois essa é utilizada para colá-los. Gostaria de saber quais as consequências disso?"

Continua após publicidade

Resposta: Um número enorme de produtos comerciais como esmaltes, colas, tintas, tíneres, propelentes, gasolina, removedores, vernizes, etc. contém solventes orgânicos.

Eles podem ser aspirados de forma involuntária (por exemplo, trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura, o dia inteiro expostos ao ar contaminado por essas substâncias) ou voluntariamente (por exemplo, crianças em situação de rua que cheiram cola de sapateiro, o menino que cheira em casa acetona ou esmalte, ou o estudante que cheira o corretivo Carbex® etc.).

A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas, e inalante é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou pela boca. Em geral, todo solvente é uma substância altamente volátil, ou seja, evapora-se naturalmente; por esse motivo pode ser facilmente inalado. Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos deles (mas não todos) são inflamáveis.

Existe uma miríade de solventes orgânicos com diferentes propriedades químicas. No entanto, devido às suas propriedades deletérias à saúde, essas substâncias são geralmente agrupadas.

Continua após publicidade

Os solventes provavelmente são as substâncias mais comumente utilizadas nos locais de trabalho e, dentre todas as demais, uma das mais nocivas à saúde.

Os efeitos negativos à saúde comumente incluem: irritação da pele e mucosas, efeitos nocivos sobre o Sistema Nervoso Central, ações negativas sobre os rins e fígado, alterações hematológicas e cardíacas.

O termo "exposição" significa o contato com qualquer atributo que possa ser relevante para a saúde do indivíduo, sejam fatores ambientais, biológicos ou relacionados à situação sócioeconômica, atuando isoladamente ou em interação com fatores genéticos.

Continua após publicidade

Exposição por tempo prolongado a solventes tem sido associada com efeitos neurocomportamentais persistentes. Estudos epidemiológicos têm também relacionado ‘exposição a solventes’ com ‘infertilidade’. Também, um risco aumentado de abortamentos prematuros entre mulheres gestantes expostas a essas substâncias tem sido reportado, como com o tolueno. Alguns dos solventes orgânicos têm sido relacionados com o desenvolvimento de alguns tipos de carcinomas, como linfomas.

Já que a sua esposa trabalha direta ou indiretamente com solventes, procure saber quais são os tipos de substâncias as quais ela está exposta, quais são os efeitos sobre a sua saúde e como você pode protegê-la de quaisquer riscos.

Efeitos à saúde

Sistema Nervoso Central (SNC)

Os solventes são potentes depressores do SNC, causando rebaixamento do nível de consciência, da atenção e da concentração. Na intoxicação, o indivíduo exposto manifesta tontura, sedação, cefaleia, náusea e vômito. Se os níveis da exposição são altos, vertigem, convulsões e desmaios podem ocorrer. Exposição crônica pode provocar perda do apetite, irritabilidade, alterações significativas do comportamento, fadiga, sintomas depressivos.

Metilbutilcetona, n-hexano e dissulfídeo de carbono podem provocar danos ao sistema nervoso periférico, provocando lentificação na transmissão de impulsos nervosos da medula espinal até os membros superiores e inferiores. O resultado é o que chamamos de neuropatia periférica, uma doença caracterizada por sensação de formigamento dos membros, redução da força e até mesmo paralisia.

Coração

Vários solventes (principalmente aqueles com hidrocarbonetos) causam anormalidades nos batimentos cardíacos. Benzeno, clorofórmio, heptano, tricloroetileno, metilclorofórmio têm a habilidade de causar arritmias cardíacas. O tetracloroetileno tem provocado arritmias fatais em humanos e animais.

Fígado e rins

O fígado converte os solventes em outras substâncias, as quais são excretadas pelos rins. Como consequência, ambos os órgãos (rins e fígados) são afetados pela exposição a solventes. Tricloroetileno, halotano e clorofórmio são os mais frequentemente registrados. Nefrotoxicidade tem sido amplamente registrada entre indivíduos expostos cronicamente a solventes.

Propostas para redução da exposição

Existem várias propostas para reduzir a exposição ocupacional aos solventes orgânicos, tais como:

a) desenvolvimento de colas aquosas (à base de água) ou sólidas;
b) ambientes de trabalho adequadamente ventilados;
c) adequados e supervisionados equipamentos de exaustão;
d) equipamentos pessoais de proteção, como luvas, máscaras;
e) informações completas aos trabalhadores sobre as características de cada solvente utilizado.

Estou sendo afetado pela aspiração involuntária de solventes?

Abaixo, fornecemos um questionário comumente utilizado para averiguar possíveis consequências à saúde relacionadas com a exposição a solventes entre trabalhadores

1. Você tem estado constantemente cansado?

2. Você tem sentido palpitações frequentemente?

3. Você tem sentido dores ou formigamentos em alguma parte do seu corpo?

4. Você tem estado irritado sem qualquer causa aparente?

5. Você tem se sentido deprimido sem qualquer razão particular?

6. Você tem mostrado problemas de concentração?

7. Você tem demonstrado problemas com a memória?

8. Você tem transpirado muito, sem razão para isso?

9. Você tem manifestado dificuldades em tarefas manuais simples (como abotoar-se ou desabotoar-se)?

10. Você tem verificado que está com dificuldades para entender o significado do que lê em jornais ou livros?

11. Seus amigos e parentes têm advertido você sobre a sua memória enfraquecida?

12. Você às vezes sente desconforto em seu peito?

13. Você tem frequentemente feito notas sobre o que deve lembrar, quanto às tarefas corriqueiras do dia a dia ?

14. Você tem mais recentemente verificado muito mais vezes as suas tarefas do que antes?

15. Você tem sofrido de dor de cabeça mais frequentemente?

16. Você está menos interessado em sexo do que antes?

Se a sua esposa respondeu afirmativamente a mais do que 4 questões das acima, o médico do trabalho deve ser consultado. Seguramente, ele em conjunto com a sua esposa, conseguirão discernir as reais consequências dessa exposição.

A sua esposa, enquanto empregada de uma instituição que trabalha com solventes, deve:

1. Requerer do empregador uma lista completa de todos os solventes utilizados pela instituição. É um direito dela e dever do empregador;

2. Solicitar que os solventes sejam avaliados quanto ao risco de toxicidade;

3. Verificar com a chefia e sindicato sobre a possibilidade de substituição de solventes mais tóxicos para outros menos tóxicos;

4. Conversar com os colegas de trabalho sobre os riscos possíveis da exposição e meios para evitar;

5. Se ela necessitar de assistência, deve procurar o médico do trabalho.

É possível evitar consequências danosas advindas do trabalho envolvendo solventes, principalmente se os trabalhadores estiverem conscientes sobre os meios necessários para promover uma maior segurança no trabalho e atuarem em conjunto nesse sentido.