Ao assinar acordo de união estável me decepcionei muito com ele. E agora?

por Anette Lewin

"Socorro: estou num momento decisivo de meu relacionamento. Assinei um contrato de união estável com meu 'namorido' com quem moro há três anos. Mas ele mentiu para mim em várias coisas com relação ao acordo. Eu não sei se o deixo ou se continuo com ele… sabendo que quando o assunto for dinheiro, ele será capaz de tudo para me prejudicar"

Continua após publicidade

Resposta: Pois é… o dinheiro sempre acaba virando uma arma quando o assunto é separação.

O que chama atenção, no seu caso, é que você abriu os olhos para isso um pouco tarde, não é? Ou, pelo contrário, vocês começaram a falar em separação um pouco cedo demais… Enfim, pelo que você escreve, sente que caiu no conto do vigário e seu companheiro estava a fim de seu dinheiro e não de você.

Você pode estar certa. Muitas pessoas, cegas pela paixão, esquecem de cuidar de seus interesses e acabam se decepcionando assim que caem na real. Existem, de fato, pessoas interesseiras que são capazes de qualquer coisa para conseguir tirar vantagens numa situação de golpe planejado e existem presas fáceis para esse tipo de golpe. Principalmente aquelas com baixa autoestima. Se você se identifica com esse tipo de presa, está na hora de deixar o emocional de lado e começar a pensar.

Por que vocês chegaram no assunto separação X dinheiro?

Continua após publicidade

Antes de tomar qualquer decisão, tente entender por que, ao invés de estarem comemorando a união estável, vocês chegaram ao assunto separação X dinheiro.

Será que a relação já estava ruim e você casou com medo de perder seu parceiro?

Será que você provocou a discussão por insegurança de estar casada e acabou levando seu namorado a assumir uma posição defensiva?

Continua após publicidade

Será que seu namorado faria mesmo o que ele ameaça fazer ou brigas e ameaças fazem parte do vinculo de vocês e servem apenas para apimentar a relação?

Sim, muitas vezes cão que ladra não morde. Assim, talvez valha a pena esperar os ânimos se acalmarem e você entender se está realmente dormindo com o inimigo ou tudo isso não passa de uma explosão de insegurança que o cotidiano pode se encarregar de atenuar.

Se a tempestade não passar… bem, aí a separação é inevitável. Mesmo que você tenha que pagar por ela. Aliás, mesmo não ficando claro que tipo de contrato você assinou, não me parece que, juridicamente falando, você possa entrar numa fria tão grande assim por tão pouco tempo de união. Reveja seus direitos e use essa experiência para aprender a cuidar melhor de você e de seus interesses. Ou para escolher um parceiro que realmente goste de você e para quem o contrato de casamento seja apenas consequência do vinculo e não uma armadilha.