Ganho de peso não significa ganho de gordura

por Simone Sarti

É comum as pessoas confundirem aumento de peso com aumento de gordura corporal. Nosso peso na balança é: ossos, órgãos, pele, água, gordura e músculos. Com o início de um programa de exercícios, é comum o peso na balança aumentar um pouco, pois o ganho de massa muscular contribui para a elevação do peso, mas isso não quer dizer que você engordou.

Continua após publicidade

O músculo é mais denso e portanto mais pesado que a gordura. Pode acontecer então de duas pessoas com 70 quilos serem classificadas uma como magra e outra como gorda, ou seja, com mais quantidade de gordura corporal.

As gorduras ficam armazenadas em vários locais do corpo. Parte sob a pele, que é vista como os 'pneuzinhos' e dobras; parte dentro da cavidade abdominal, sobre os órgãos. Essa gordura que se encontra dentro da cavidade abdominal é a que oferece mais riscos ao organismo, provocando, por exemplo, a hipertensão, diabetes, aumento do colesterol no sangue e outras doenças.

Esses problemas podem aparecer nas pessoas aparentemente magras, ou as que chamamos 'falsas-magras'. O índice de massa corporal (IMC) que é atualmente utilizado como padrão internacional para classificação de sobrepeso e obesidade, emprega apenas os valores de peso e altura, portanto, não reflete, a exatamente a composição corporal (que é a massa magra + massa gorda) do individuo.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da UNIFESP, concluiu que indivíduos de uma mesma população classificados como eutróficos (classificação normal pelo IMC) apresentavam alto índice de gordura em sua composição corporal. Portanto, torna-se importante, associar ao cálculo do IMC, uma avaliação da composição corporal para se determinar o percentual de gordura corporal que é a porcentagem de gordura que seu corpo tem.

Continua após publicidade

Ninguém pode ter zero de gordura, pois além de fonte de energia para exercícios de longa duração, ela cumpre outras funções como manter a temperatura do corpo, proteger órgãos vitais, transportar vitaminas, etc.

Existem vários métodos para se determinar essa porcentagem de gordura, hoje em dia o melhor deles está sendo a densitometria (o mesmo usado para avaliar a densidade óssea), porém é um método caro por exigir tempo e aparelhagem sofisticada. O método mais acessível é a medição da espessura das dobras cutâneas, que normalmente é feita durante uma avaliação física, antes de se iniciar um programa de exercícios, pelo professor de educação física, com essa especialização.

É necessário seguir os protocolos de avaliação o que exige técnica apurada. Fazendo o teste você fica sabendo o seu percentual de gordura, e como está a sua classificação. Confira, também, como achar o seu índice de massa corporal (ver tabelas) e saiba que caso você esteja fora dos parâmetros saudáveis, é uma alimentação balanceada e exercícios físicos adequados que irão lhe garantir uma melhora na sua saúde.

Continua após publicidade

Calcule o seu IMC – Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal é o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado

IMC = Peso/altura X altura

Ex: Uma pessoa com 70 kg e com 1,70 de altura

IMC = 70/1,70 x 1,70

1,70 X 1,70 = 2,89

70 dividido por 2,89 = 24,2 portanto o IMC = 24,2

TABELA IMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

Quanto à classificação do peso

Baixo   Menor que 18, 5

Aceitável ou ideal    De 18,5 a 24,9

Obesidade leve   De 25,0 a 29,9

Obesidade moderada   De 30,0 a 39,9

Obesidade severa   Maior ou igual 40, 0