Quando ocorre traição, os dois são responsáveis

por Regina Wielenska

Faz anos que assisti a um episódio da série de TV Comédia da Vida Privada. Neste dia, o enredo central era o do marido que chega mais cedo em casa, e quase encontra a esposa enroscada na cama com o amante. Desesperada, a infiel enfiou o sujeito pra dentro do armário. Solução mais cliché, impossível. De início, o marido não sabia de nada, até resolver deitar-se para curtir a companhia da esposa.

Continua após publicidade

Encontra um pé de sapato que lhe é totalmente desconhecido e conclui que haveria outro homem na casa. Tem início aquela busca previsível. Atrás de cortinas, sob a cama, no banheiro, noutro cômodo, até que chega próximo do tal armário. A mulher se interpõe, marido do lado de fora, amante socado em meio a roupas e cabide e ela diz ao marido:

"Se você abrir este armário e não houver amante algum dentro, serei obrigada a me afastar de você, já que é impossível eu continuar a me relacionar com quem não confia mais em mim. Por outro lado, se amante houver, é você quem terá que ir embora, e tudo acaba entre nós. Há uma terceira opção, desista dessa busca sem sentido, vá pra padaria tomar um bom café, se acalme e volte em meia hora, com a cabeça no lugar".

Perplexo, o marido decide ir ao café, e o amante respira em absoluto alívio ao perceber que escapara do flagra. E assim o casamento se mantém na mais aparente serenidade. Muita gente prefere continuar mal-casada do que viver um divórcio. Nada a criticar, embora seja interessante que os envolvidos busquem genuinamente mudar o que não anda tão satisfatório. Tarefa difícil identificar o problema e depois acertar as arestas, ponto por ponto.

No mundo real as coisas podem assumir nuances as mais diversas. Não vou me prender à análise combinatória, mixando quem traiu (marido, esposa, ambos) com epílogos possíveis (flagra, denúncia anônima, confissão da infidelidade depois de um interrogatório, uma permanente desconfiança silenciosa etc).

Continua após publicidade

Por que a infidelidade rolou?

O que importa é: quem trai e seu respectivo cônjuge deveriam se perguntar qual a responsabilidade de cada parte para a infidelidade se apropriar daquele relacionamento conjugal ou namoro.

De que modo o laço entre os membros da relação foi ficando frouxo?

Continua após publicidade

Ou terá sido o casamento um equívoco já desde seu início?

Mas por que refletir sobre um relacionamento prestes a terminar?

Vislumbro no mínimo duas razões: conversas profundas e serenas talvez revelem as razões do distanciamento e, quem sabe, o casal consiga se dar uma nova chance, baseada na transformação dos focos de problema que detectaram. O segundo motivo é que os indivíduos (agora separados, mas que pouco tempo antes viveram a infidelidade e suas consequências) podem carregar para seus novos relacionamentos o mesmo estilo de funcionamento que os levou à finalização das primeiras núpcias.

Não é um crime casar e separar infinitas vezes, mas não lhe parece mais sensato e recomendável entender melhor o que se passou e tentar cometer, se inevitável for, apenas erros novos? Repetir erros e virar um serial husband ou serial wife não traz vantagem alguma.

Quem domina a leitura do inglês pode, por exemplo, se beneficiar com o material de reflexão que o Gottman Institute http://www.gottmanblog.com – publica na web, trata-se de um centro de pesquisa e atendimento de casais, e a experiência deles tem ajudado pessoas a repensarem a infidelidade e a construírem conexões conjugais mais estáveis e significativas.

Boa leitura e aprendizagem a todos.