Facilidade à informação imediata na internet pode ser prejudicial

por Fabiane Manuchakian – psicóloga componente do NPPI

Você conseguiria imaginar sua vida sem a internet nos dias de hoje? Como seria possível tirar uma dúvida a respeito de algum assunto? Atualmente, a internet é uma ferramenta frequentemente utilizada em nosso dia a dia e tal fato acarreta consequências boas e ruins para nossas vidas.

Continua após publicidade

Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que houve um aumento de 143,8% de internautas no Brasil nos últimos seis anos. Assim, somos 77 milhões de brasileiros navegando em computadores e laptops. Isso sem contar os smartphones, estes já utilizados por cerca de 70% dos brasileiros.

O que será mais visto na internet pelas pessoas então, na WEB ? A primeira resposta seriam as redes sociais. Tradicionalmente, o famoso site de busca "Google" divulga o que o mundo mais buscou e o que o Brasil mais buscou na rede. Em 2014, houve mais de 3 trilhões de buscas no mundo. Essas buscas nos respondem o que também é mais pesquisado ou simplesmente acessado na internet.

No mundo inteiro, a principal busca foi por informações sobre o ator Robin Williams, que faleceu em agosto passado, seguido pela Copa do Mundo realizada aqui no Brasil e também pelo ebola. Já no Brasil, a principal busca foi sobre Eduardo Campos, ex-candidato à presidência que sofreu acidente aéreo, seguido de Robin Williams, Jose Wilker e o cantor Jair Rodrigues. Outras categorias foram definidas, Uma delas foi "como?" tendo como destaque "como ganhar dinheiro", "como perder barriga", "como tirar print"; outra categoria foi "como fazer?", primeiramente "como fazer arroz", "como fazer tapioca", "como fazer panqueca" e por fim a categoria "O que é?", tendo como principal destaque "o que é whatsapp", "o que é filosofia", "o que é HPV".

Outro conteúdo altamente pesquisado na internet são os blogs. No primeiro trimestre de 2011 foi divulgada pela blogsfera brasileira a existência de um ambiente de 20 mil blogs. As principais áreas abordadas nesses blogs são sobre: 84% mercado e tutoriais; 67% humor; 24% entretenimento; 20% tecnologia e o restante abordam temas como moda, esportes, educação, cinema, culinária, entre outros.

Continua após publicidade

Esse conjunto de dados ilustra que grande parte da população utiliza a internet para esclarecer suas dúvidas – até as do dia a dia como, por exemplo, fazer arroz-, ou ainda saber mais a respeito de algum assunto do seu interesse. Esse uso da tecnologia expressa um tipo de imediatismo muito presente no nosso comportamento atual: Tenho uma dúvida/interesse, pesquiso na internet e obtenho e adoto 'uma' resposta rapidamente. Parece estar em desuso aquela antiga forma de construção de uma informação como processo lento como, por exemplo, no caso de se ter uma dúvida, refletir a respeito, pesquisar em livros, textos diversos, encontrar possível resposta, verificar se concordo ou não e encerrar a pesquisa, ou ir em busca de mais respostas.

A sociedade atual é dinâmica, exigindo essa rapidez fornecida pela tecnologia e tal fator parece interferir nas relações interpessoais. Provavelmente você já ouviu histórias de pessoas tristes ou bravas por ter enviado mensagem para alguém e não terem obtido uma resposta imediata. Tal situação ocorre até mesmo nos espaços profissionais, quando não se está mais em horário comercial, mas o funcionário, ao receber um e-mail, se sente na obrigação de responder rapidamente.

Esse imediatismo proporcionado pelas novas formas de comunicação (redes sociais, whatsapp etc) também proporciona a possibilidade de se pensar no "controle" das relações afetivas. É possível observar as pessoas acessando redes sociais para verificar se certa pessoa fez os famosos "check-ins", indicado o local que ela está, ou acessar fotos para saber com quem essa pessoa está.

Continua após publicidade

Outro fator possível de observar é em relação ao uso do whatsapp. Recentemente, esse aplicativo passou por atualizações, as quais tornaram possível saber se a outra pessoa já leu sua mensagem ou não, além do velho indicador da última vez que o whatsapp foi acessado. O recurso, ativado na ultima atualização, teve grande repercussão nas redes sociais, pois pode ser utilizado como outra forma "de controle" das relações interpessoais. Antes desse recurso, você enviava um torpedo e não tinha como saber se a pessoa o havia lido ou não. Agora, você sabe quando a pessoa recebeu, quando leu e se não pôde/ou quis responder.

Pode-se considerar que esse "controle" é resultado também das recentes mudanças da nossa sociedade, especialmente esse imediatismo exigido em diversos âmbitos gerando ansiedades, cobranças, inseguranças, baixa autoestima, entre outros possíveis efeitos.

Assim, não podemos descartar o fato de que a internet representa um grande avanço da atualidade, pois, entre outras facilidades, permite que tenhamos acesso a um mar de informações em um piscar de olhos. Porém, essa facilidade pode ser prejudicial, se pensarmos em como esse imediatismo pode interferir no modo como vivemos nosso cotidiano e nossas relações.