Fico muito insegura diante de minha chefe. O que eu faço?

por Rosemeire Zago

"Eu me acho muito insegura, estou num emprego novo e lá trabalho diretamente com minha chefe. Está sendo uma luta, pois tenho vergonha de falar, às vezes tenho que falar com algum cliente na frente dela e não sei direito o que fazer. Fico preocupada querendo saber se ela está gostando do meu trabalho, e se pensa em me demitir. Sofro demais por ser assim. Tento mudar e tomar minhas próprias decisões."

Continua após publicidade

Resposta: Você já está consciente de sua dificuldade e esse é um passo importante na mudança, a qual você também já está procurando exercitar. Continue!

Mas enquanto não identificar a causa de sua insegurança ela continuará a exercer controle sob suas ações. A origem da insegurança pode ser por diversos fatores.

Os três principais fatores que geram insegurança

1º) Superproteção durante a infância – Isso leva a pessoa a não sentir confiança em suas próprias habilidades, uma vez que os outros sempre fizeram tudo por ela, assim, cresce, ainda que inconscientemente, acreditando não ter a capacidade de fazer por si mesma;

Continua após publicidade

2º) Pais excessivamente críticos e severos, que não admitem qualquer tipo de erro, também gera insegurança, pois a pessoa cresce acreditando-se incapaz;

3º) Rejeição durante a infância – Uma criança rejeitada não sente confiança em suas habilidades e não se sente digna de receber amor e afeto dos outros. Quando adulto, tendem a se tornar frio, duro, ou extremamente carente e dependente da aprovação e reconhecimento de outras pessoas. Quanto mais necessidade de ser aprovado e reconhecido pelo outro, mais se desenvolve a necessidade de agradar. E a insegurança faz exatamente isso, com que se busque a todo custo agradar ao outro.

Faça uma análise de sua vida e veja se há alguma relação com os fatores citados acima. Pelo que relata você tem necessidade em agradar sua chefe, tem medo de errar e isso faz com que se sinta insegura. Mas será que é só sua chefe que você procura agradar?

Continua após publicidade

Se não conseguir identificar e trabalhar isso sozinha procure um psicólogo que poderá lhe auxiliar neste processo. Ficará mais fácil mudar se você se conhecer melhor, concorda? E esse é um dos objetivos da psicoterapia, o autoconhecimento.