Intestino preso prejudica a saúde da pele e cabelo

por Patricia Davidson Haiat

Intestino preso X celulite, acne, pele sem viço, etc. Está achando estranha essa relação? Mas comece a prestar mais atenção… quando o intestino não funciona, a pele é um dos órgãos que mais sofre!

Continua após publicidade

O intestino é um dos nossos principais órgãos de liberação de toxinas através das fezes, se ele não está funcionando corretamente as toxinas se acumulam. O resultado é a tão temida celulite, pele sem viço, acne, etc… E quando falamos em intestino preso, pensamos também em flora intestinal não balanceada.

Quando as bactérias boas estão em desvantagem, pode haver maior crescimento de bactérias ruins e fungos geradores de toxinas. E como o intestino está preso, essas bactérias e fungos ficam no organismo gerando mais celulite, acne… e tudo passa a ser um círculo vicioso.

Existe um outro agravante. Quando a flora intestinal está desbalanceada a digestão também é ruim porque deixamos de absorver uma série de nutrientes vindos da alimentação. Assim ficamos com carências nutricionais que se refletem em celulite, queda e enfraquecimento de cabelos; esses ficam fracos e opacos, as unhas ficam quebradicas, a pele fica flácida.

Por isso, a frase é: com o intestino funcionando, tudo vai bem! E para que isso aconteça o principal obstáculo que temos de vencer é a baixa ingestão de fibras. No Brasil, ficamos bem abaixo da recomendação de 25-30g por dia e o segundo ponto importante é a água.

Continua após publicidade

Muitas pessoas aumentam a ingestão de fibras, mas não aumentam na mesma proporção a de água. Com isso o intestino trava e o problema persiste. A água é superimportante para hidratar as fezes e facilitar a evacuação. Além disso, é essencial para uma pele bonita e viçosa. E para completar os benefícios de um intestino saudável, lá são gerados muitos hormônios ligados à saciedade que dão o 'click' para o organismo dizer que a ingestão de comida pode parar por aí.

Primeiro passo

Comece aumentando a quantidade de verduras, legumes, frutas e trocando os cereais refinados pelos integrais. Com essas pequenas mudanças, o aumento na quantidade de fibras já vai dar uma boa ajudinha no intestino. Além disso, a quantidade de magnésio também será aumentada, o que ajuda no movimento intestinal também.

Continua após publicidade

Então nada melhor do que começar o dia como um bom suco verde à base de couve e maçã por exemplo. Para aumentar a fibra e gordura de boa qualidade, a linhaça também é muito bem-vinda! Mas não esquecendo que de nada adianta toda essa mudança alimentar, se a água não fizer parte de seus planos. Tudo que vai ser conseguido é um intestino mais preso e a geração de gases pelo aumento no consumo de fibras.

Então, se você é da turma que não se lembra de beber água, adote a garrafinha como mais novo acessório, coloque uma na bolsa, na mesa do escritório, de cabeceira etc… até que o hábito seja criado. Mas se você é do outro grupo que não bebe água porque não gosta, faça uma água aromatizada, pingue gotinhas de limão ou laranja ou faça uma jarra com rodelas de limão ou laranja com hortelã. É irresistível!

Açúcar: grande vilão

Mas podemos eleger como grande vilão o açúcar. Os alimentos refinados, doces etc… tiveram seu consumo aumentado e muito nos últimos tempos e a pele também sofreu bastante com isso. A ingestão de doces, tortas, balas etc. aumentam de maneira acentuada a glicose e consequentemente a insulina que é o hormônio que coloca a glicose para dentro da célula. Mas se essas taxas estão sempre lá em cima, o organismo acaba não “ dando conta” e cria uma resistência à ação da insulina e aí que mora o perigo, porque a glicose “solta” no organismo vai procurar uma proteína e isso gera um processo chamado de glicação que nada mais é do que uma caramelização.

Mas não se anime não, isso não tem nada de gostoso, muito pelo contrário, dificulta a divisão das células e a formação de novos tecidos. Além do mais as fibras de colágeno também ficam mais endurecidas, não se movem direito e isso se traduz em flacidez, estrias e aquelas ruguinhas que todo mundo quer ver bem longe.

Outros vilões para a pele são a radiação solar, ingestão de produtos químicos nos alimentos (como aromatizantes, adoçantes, conservantes químicos, etc que são desvitalizados de nutrientes e sobrecarregam nossas funções orgânicas), a gordura trans presente nos alimentos empacotados, sorvetes, biscoitos recheados e tudo que tenha gordura hidrogenada.

Então, coloque seu intestino para funcionar o mais rápido possível. É essencial para se ter um intestino em dia, a ingestão de bactérias benéficas (probióticas) e de fibras prebióticas: como as solúveis presentes na quinua, aveia, linhaça – 2 colheres de sopa ao dia. Outra opção é o amido resistente da farinha de banana verde que pode também ser um grande aliado na melhora do intestino – 2 colheres de sopa ao dia, que podem ser incorporadas em receitas ou misturadas junto com outras fibras fazendo uma "ração humana caseira".  Aproveite!