Já fiquei com muitos garotos, mas nunca namorei sério. O que eu faço?

por Eduardo Yabusaki

Desejar um relacionamento sério ocorre com frequência, mas as pessoas buscam esse objetivo de forma inadequada ou pouco eficaz. Acabam ficando incessantemente com diferentes pares sem que efetivamente se permitam viver um relacionamento com envolvimento maior e que conduza efetivamente a um conhecimento mais profundo.

Continua após publicidade

A impossibilidade de se aprofundar num relacionamento ocorre devido à falta de vivência desse tipo de situação e à na não aquisição de referências e modelos de como isso possa acontecer. Associado a isso, existe a falta de experiência no que se refere à busca ou a ambientes em que essa aproximação possa ser facilitada. Esses dois fatores são determinantes.

Mesmo que essa seja uma busca de toda e qualquer pessoa, dificilmente ela assume essa condição ou sequer reconhece que esse seja um desejo ou uma expectativa. Pensando nessa condição, antes de qualquer coisa, é importante que se reconheça como alguém que deseja e sente necessidade de ter um relacionamento sério, pois as buscas dependerão das escolhas que se faça em relação a lugares a frequentar, pessoas e atitudes que passará a adotar socialmente. Enfim, é preciso que essa vivência seja condizente com o que se deseja.

Nem sempre as pessoas têm essa percepção ou valorizam aqueles sinais ou indicadores que podem ser determinantes na busca por um par ou por alguém que possa ter algum potencial para iniciar um futuro relacionamento.

Muitas vezes os jovens, e não só, mesmo pessoas mais maduras acreditam que o encontro com a pessoa ideal possa acontecer acidentalmente, magicamente ou mesmo naturalmente, e cada vez mais verificamos que isso não é verdade, pois os desencontros têm sido mais comuns do que o enlace entre duas pessoas que realmente desenvolveram e estruturaram o seu relacionamento.

Continua após publicidade

O importante é que a partir do momento que se tem claro o desejo de estar com alguém num envolvimento afetivo e emocional mais profundo, que se passe a posicionar com atitudes e comportamentos que efetivamente demonstrem isso. O ‘ficar’ com várias pessoas numa noite certamente não é uma boa demonstração disso, embora a expectativa seja a de se deparar com alguém para ter um compromisso. Não que isso seja impossível, mas é bem menos provável. Portanto, assuma essa atitude e busque ambientes e pessoas que possivelmente possam estar em sintonia com esse desejo.

É importante saber que essa busca pode ser árdua, que pode não acontecer de imediato, ou que possa levar mais tempo do que se imaginava, e nem por isso deve-se desanimar ou entrar em desespero, o que pode também comprometer a busca.

Ter calma, tranquilidade e motivação é importante sempre e, acima de tudo, acreditar que em algum momento o encontro da pessoa que possa atender aos desejos e expectativas irá ocorrer. A partir daí, construir o relacionamento para que ele possa ser o melhor possível.

Continua após publicidade